O deputado Fernando Gabeira (RJ) formalizou ontem sua saída do PT dizendo na Câmara dos Deputados que sonhou "um sonho errado".
"O sonho foi confiar que era possível transformar o Brasil a partir do Estado", disse Gabeira em discurso no plenário da Câmara. "Vou sair e vou buscar os meus caminhos."
A decisão de se tornar o primeiro congressista a deixar o PT no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciada na semana passada, tendo como principal justificativa discordâncias em relação à política ambiental do Executivo.
"Estou saindo desse clima sufocante das esperanças negadas", disse.
O deputado voltou a criticar a liberação pelo governo do plantio de soja transgênica no país.
"Se alguém quisesse rotular a soja transgênica hoje bastaria controlar 15 empresas (do Rio Grande do Sul)", disse Gabeira.
Ele argumentou que se fosse realizada uma teleconferência sobre a questão com 100 estadistas do mundo inteiro eles seriam unânimes em decidir pela apreensão dessa soja.
Com cerca de 30 parlamentares presentes no plenário --o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), chegou apenas no final do discurso--, Gabeira fez questão de elogiar a posição do governo de não apoiar a guerra do Iraque, mas criticou o silêncio do presidente Lula sobre as violações dos direitos humanos em sua recente viagem a Cuba.
O deputado criticou também a falta de acesso das famílias dos mortos políticos a documentações e ossadas. Para ele, agindo desse modo o governo atende apenas a um pequeno grupo de militares.
Mas, mesmo fora do PT, Gabeira prometeu trabalhar para "o governo perder o ritmo lento e exasperante ao qual nos submeteu nesses primeiros meses de governo".
|