Trabalhadores em educação vestiram ontem a Estátua dos Candangos, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, com a camiseta da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Os cerca de 150 manifestantes dançaram em volta de uma colcha com cartões-postais pedindo a derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação feitos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Durante o protesto, trabalhadores pediram que a educação, a exemplo do Fome Zero, ocupe o centro das atenções do Governo.
Antes da manifestação, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento resumindo as reivindicações dos educadores. Os principais pontos são financiamento, formação, valorização e gestão democrática.
NOTA NOVE – A ex-professora do presidente Lula, Justa Tarifa Valentim, 69 anos, deu nota de 8,5 a 9 ao Governo do presidente. A professora justificou a nota afirmando que ainda é cedo para dar um 10 a Lula. “Estamos no começo do Governo, e acho que, no começo de toda profissão, é preciso se aperfeiçoar um pouco”, afirmou. “Mas a pessoa dele é 10.”
Justa deu aula para Lula na quarta série, no Grupo Escolar Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipiranga, capital paulista. Ela lembrou que, nos três meses em que lecionou para Lula, há 47 anos, ele era um aluno aplicado e não muito falante.
|