O comprometimento da Novell com o software livre está cada vez mais sério: ontem, a companhia anunciou a aquisição da SuSE Linux por 210 milhões de dólares em dinheiro.
Há exatos três meses, a Novell comprou a Ximian, empresa criada por Miguel de Icaza e responsável pelo Gnome. Os valores desta aquisição não foram divulgados.
No comunicado oficial, a Novell declara que "é hora de olhar seriamente para o Linux". Diz também que se torna a maior companhia de software do mundo a distribuir Linux e oferecer suporte técnico mundial para a plataforma - além de treinamento e consultoria em soluções para servidores e desktops, lembra. "A aquisição da SuSE Linux será um passo importante nos esforços da Novell em acelerar a adoção do Linux por empresas de grande e médio porte", diz o comunicado.
O negócio depende agora da aprovação dos acionistas e das agências regulamentárias americanas. Segundo a Novell, deve estar concluído ao final de seu primeiro trimestre fiscal do ano que vem, em janeiro de 2004.
Mais notícias da Novell: a companhia vai receber 50 milhões de dólares da IBM, em troca de ações preferenciais. As duas empresas estudam agora a extensão dos acordos comerciais fechados entre a Big Blue e a SuSE para o suporte do sistema operacional Linux em servidores da IBM.
|