Em função das fábricas montadoras que tiveram aqui todo o seu desenvolvimento, São Bernardo é considerada a capital do automóvel, gerando empregos diretos e indiretamente. Entretanto, muitos não sabem que há uma Lei estabelecendo uma Semana do Automóvel, a ser comemorada no mês de maio. A partir de agora, com a aprovação na última quarta, 12, de uma Resolução do vereador Ramos de Oliveira, fica instituído na Câmara Municipal uma sessão solene em comemoração ao Dia do Automóvel, uma iniciativa com propósito de valorizar o setor automobilístico.
Juntamente com a Associação Nacional dos Colecionadores de Veículos (ANCV), diversos clubes de carros e simpatizantes realizam encontro com exposição de veículos antigos, raros, esportivos todas as quartas-feiras a noite, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo e aos domingos, no Paço Municipal.
Para o vereador Ramos de Oliveira – que também é presidente da ANCV - este ano haverá grandes comemorações do setor: a Ford Company comemora 100 anos de fundação mundial, a Volkswagen, 50 anos apenas em São Bernardo e o Município celebra seu 450º aniversário. “Nesta solenidade estará envolvido o Poder Público, empresários, lojistas e trabalhadores do setor”, acrescenta Ramos. E continua, “também temos idéias de realizarmos outras atividades para o setor, como um Salão Nacional do Automóvel, mas, ainda sem data e local definidos.
Atualmente, São Bernardo possui quatro grandes multinacionais, que são a Volkswagen, Ford, Mercedes Benz e Scania. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, essas empresas empregam, ao todo, cerca de 31,5 mil pessoas.
|