A segunda sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta, dia 12 e presidida por Laurentino Hilário, teve diversas participações. Após a explanação de três representantes de comunidades – Tavino Teixeira Abreu, sobre a conta de água; Geraldo Alves Pessoa, sobre o título de posse no Parque das Flores; e, Raimundo Barbosa Souza, sobre o remanejamento das famílias que deverão se mudar em função da construção do Rodoanel - a vereadora Fátima Araújo tomou posse. Com relação as proposituras, além de um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a Prefeitura firmar convênio com o Ministério do Exército/ Comando Militar do Sudoeste, também foram aprovados oito requerimentos e sete projetos de resolução.
A suplente Fátima Araújo assumiu o cargo de vereadora deixado pela deputada estadual Ana do Carmo. A nova parlamentar afirmou que pretende apresentar propostas para ampliar o número de creches e de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) no município e estender os programas de urbanização para núcleos habitacionais que ainda não foram contemplados. Após a saudação de várias vereadores, Fátima recebeu flores de seus assessores e amigos. Estiveram prestigiando a sessão, os deputados estaduais Ana do Carmo e Wagner Lino, o federal Vicente Paula da Silva, o Vicentinho, além do presidente da Câmara de Diadema, vereador Marquinhos Hernandez.
A matéria do prefeito interino, William Dib, formaliza a manutenção do Tiro de Guerra (TG) no município. O projeto determina que o Executivo será responsável por cessão de pessoal, patrimônio imobiliário, construção de instalações, fornecimento de mobiliário e equipamentos, além de serviços de construção, manutenção e reforma das instalações da sede do Tiro de Guerra. As Forças Armadas, por sua vez, deverão fornecer instrutores, armamento, munição e fardamento à unidade.
Dos requerimentos apreciados, dois são votos de pesar pelo falecimento de munícipes, dois congratulam entidades da região e quatro matérias solicitam informações à Administração Pública sobre questões relacionadas com reivindicações de moradores.
Resoluções – A partir desta quarta-feira, ficou instituído na Câmara de São Bernardo duas novas datas comemorativas. Os parlamentares aprovaram, como acordo de lideranças, os projetos de resolução que criam o “Dia do Automóvel”, a ser celebrado no mês de maio, e a “Semana do Desarmamento”, que será realizada em setembro. Ramos de Oliveira, autor da primeira proposta, afirma que São Bernardo, por ser conhecida nacional e internacionalmente como a ‘Capital do Automóvel’, deve valorizar mais o setor automobilístico. Já o vereador Giba Marson, autor da proposta que institui a Semana do Desarmamento, acredita que a ação contribuirá com a conscientização da população com relação à importância de não possuir armas de fogo.
Os outros cinco projetos de resolução que foram deliberados nesta quarta-feira dispõem sobre a cessão do plenário Teresa Delta para eventos da comunidade.
|