O Conseg (Conselho de Segurança Comunitária) de São Bernardo recebeu na manhã de quarta-feira, 12 de novembro, a doação de R$ 15 mil do Grupo Pão de Açucar para a finalização das obras da nova sede da 2ª Companhia da Polícia Militar, que está sendo construída no Bairro Taboão. O cheque foi entregue ao prefeito William Dib pelo diretor comercial da empresa, Márcio Milan. Em seguida, o chefe do Executivo municipal repassou o donativo ao presidente do Conseg, Paulo Nishikawa.
"A doação nos envaidece. Estamos trabalhando com a sociedade civil para construirmos uma cidade mais justa e segura para todos", disse o prefeito, referindo-se à parceria envolvendo a comunidade e empresários que viabilizou nos últimos anos a construção de oito bases comunitárias e duas Companhias (Nova Petrópolis e Parque dos Pássaros) da PM em São Bernardo.
"Iniciativas como esta que a Prefeitura vem realizando nos últimos anos são efetivas e, de fato, trazem benefícios à população. O futuro do país está justamente aí", elogiou Milan. Pelo sistema de parcerias, a Prefeitura doa a área e a comunidade levanta os recursos para as obras.
A transferência da 2ª Companhia, do Parque Santo Antônio (Rua Heitor Vila Lobos) para o Taboão, vai acabar com o problema de localização da sede, que possui saída apenas para a Via Anchieta, em sentido único. Para deixar o local, as viaturas têm de se deslocar cerca de 5 quilômetros para acessar as principais vias da cidade.
Com a instalação da 2ª Companhia na Avenida Taboão (esquina com as ruas Vital Brasil e Luiz Feriani), a PM terá acesso rápido à Vila Livieiro (São Paulo), à favela Caixote em Pé (Diadema), e aos bairros Paulicéia, Jordanópolis e Rudge Ramos. "A instalação de quartéis em pontos estratégicos aumenta a prevenção. Esse é o papel da Polícia Militar", aponta Nishikawa. O efetivo da corporação na área será de cerca de 100 policiais.
O novo prédio, composto por dois pavimentos, terá 707m² de área construída, sala de aula, alojamentos, vestiários masculino e feminino, setor administrativo, espaço para ginástica, hall e recepção. O local abrigará ainda uma base de segurança comunitária. São Bernardo foi a primeira cidade no ABC paulista a estabelecer parcerias com a comunidade na área da segurança.
Também participaram da cerimônia o comandante da Guarda Municipal, coronel Antônio Branco, secretários municipais, o deputado estadual Orlando Morando e o presidente da Comissão de Obras da 2ª Companhia, Orlando Peixoto.
|