O Brasil foi alvo de um número duas vezes maior de ataques eletrônicos no ano passado.
O relatório do NIC BR Security Office (NBSO), entidade ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgado em janeiro mostra que 25.092 incidentes foram reportados ao longo de 2002. No ano anterior, os incidentes ficaram em 12.301.
Só no último trimestre, os incidentes praticamente se igualaram a tudo o que foi registrado nos 12 meses de 2001, com 11.764 incidentes.
A análise mostrou uma mudança no perfil dos problemas de segurança relacionados à web. Segundo o NBSO, praticamente metade dos problemas (49%) tive como origem worms (12.395 incidentes). Até 2001, entre todas as categorias de ataques registradas pela entidade, o scan era campeão. Apesar de ainda ser um problema importante, os incidentes com scan foram responsáveis por 43% dos problemas que foram comunicados ao NBSO.
O relatório da entidade também mostra o dia da semana com maior incidência de ataques. Sem levar em consideração os ataques por worms, a segunda-feira, com mais de 3,5 mil incidentes, foi considerado o dia mais propício para incidentes.
|