“O QUE É ISSO, COMPANHEIROS?"
Os meios de comunicação estão sendo inundados por publicidade que mostram Vicentinho, agora deputado federal, e Luiz Marinho, atual presidente da CUT, travestidos de garotos-propaganda da UNIBAN, exemplo da expansão do ensino privado no país e quinta maior universidade do país, segundo o último censo do ensino superior.
Dispensa maiores explicações os motivos óbvios pelos quais um dirigente sindical não deveria se prestar a este tipo de atitude.
Entretanto, o problema foi agravado pelo fato de a UNIBAN não ser propriamente um modelo nas relações entre patrões e empregados. Só no SINPRO-SP, existem pelo menos 56 ações trabalhistas, movidas por professores contra a universidade.
O SINPRO-Osasco denuncia que a UNIBAN viola o direito de organização dos professores, proibindo a entrada do sindicato na universidade.
Definitivamente, Vicentinho e Luiz Marinho poderiam poupar sindicatos e trabalhadores desta surpresa constrangedora.
É possível que a propaganda seja uma forma de agradecimento, sabe-se lá por quê, à Mantenedora.
Agora, se nossos dois representantes quiserem retribuir os conhecimentos que os seus professores lhes transmitiram e realmente servir aos trabalhadores, fica aqui uma sugestão: podem tentar convencer a UNIBAN a respeitar os direitos coletivos e de organização sindical de seus empregados.”
|