Começou nesta sexta-feira, dia 21, a primeira etapa do circuito brasileiro profissional de longboard, no Quebra-Mar, em Santos. Maiores nomes da modalidade estão na região em busca dos 10 mil reais em premiações e mil pontos no ranking da Abrasp. Apesar do dia chuvoso, as ondas alcançaram meio metro de altura e, segundo as previsões, elas devem aumentar de tamanho no sábado.
A competição faz parte da programação do 1o Santos Surf Festival, em comemoração ao Dia do Surfista, datado em 21 de janeiro. Ao falarem do Quebra-Mar, os competidores foram unânimes. Local do Guarujá, Paulo Kid elogiou a iniciativa. “Começar uma etapa em janeiro é muito positivo para nós. Acredito que este seja um fato inédito. E ser aqui em Santos é melhor ainda. Eu adoro essa onda, onde tenho ótimas recordações, além de ser um pico de tradição, com uma onda bastante favorável ao longboard”, comenta o campeão brasileiro em 2003 e europeu em 2002.
Mas o Quebra-Mar não está sendo somente o palco das disputas entre os longboards. Outras atrações podem ser conferidas no local, como a exposição interativa do Museu do Surf, contendo mais de 120 pranchas de personalidades que escreveram a história do esporte no Brasil e no mundo, além de fotos, artes e invenções do surf da região.
Para o carioca Marcelo Freitas, promover um festival junto com a competição é um exemplo que deve ser seguido. “Mostrar um pouco da cultura do esporte, como as pranchas antigas expostas no museu, e também oferecer diversas promoções na cidade, como exibição gratuita de filmes de surf é um exemplo para outras cidades. Essas ações engrandecem o evento”, aposta.
A competição continua neste sábado com a primeira chamada para às 7h, com a finalização das duas últimas baterias do 2o round. A terceira fase iniciará às 8h reunindo os tops do circuito. Logo na primeira bateria, o anfitrião Picuruta Salazar fará a sua participação no evento. Aos 44 anos de idade, ele já soma mais de 150 títulos, sendo oito deles no profissional brasileiro de longboard.
Outros campeões brasileiros também estão confirmados. Vindos do Rio de Janeiro cairão no mar o bicampeão Augusto Saldanha, que faturou o título em 1996 e 2001, e o baiano radicado na Cidade Maravilhosa, Olimpinho, campeão brasileiro em 1999. Além deles, mais dois completam a galeria, os guarujaenses Amaro Matos e Paulo Kid. O talento de Saquarema, Jeremias da Silva, mais o Jaime Viúdes, de Itanhaém e a revelação de São Sebastião, Carlos Bahia fecham a lista dos cabeças-de-chave.
Outras categorias também se apresentaram como a Feminina, Junior e Master. A final do longboard profissional deve acontecer por volta das 15h. Vale lembrar que durante toda a semana, até o dia 27, uma prancha de surf estará sendo sorteada no Quebra-Mar. Nos cines Roxy e Indaiá, no bairro do Gonzaga, terá exibição gratuita de filmes de surf. Os ingressos e os cupons para os sorteios podem ser retirados nas surf shops conveniadas.
Os locais são as lojas Sthill dos shoppings Praiamar, Miramar, Parque Balneário, Super Centro Boqueirão e Centro, na Rua Martins Fontes; Hot Water, do Shopping Praiamar; Hawaii Surf Point, do Shopping Praiamar e Centro; Surf Store, da Avenida Pedro Lessa, 796.
O 1o Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Comunicação, "Santos + qualidade de vida", e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do circuito brasileiro profissional de longboard tem a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.
|