A Fifa divulgou nesta quarta-feira a tabela do 2º Mundial de Clubes. E sem a presença do Corinthians entre os clubes participantes. A competição será realizada entre 11 e 18 de dezembro deste ano, no Japão, em substituição à disputa apenas entre equipes sul-americanas e européias.
O Mundial contemplará os seis campeões continentais: Libertadores, Copa dos Campeões da Europa, Copa da Ásia, Copa da África, Copa da Concacaf e Copa da Oceania.
Com isso, o Corinthians, que venceu o primeiro Mundial da Fifa, em 2000, não poderá lutar pelo bicampeonato, já que está fora da Libertadores deste ano.
Fifa cita campeões do Mundial interclubes, mas "esquece" título do Corinthians
O site da Fifa (Federação Internacional de Futebol) traz matéria sobre a história do Mundial de Clubes nesta quinta-feira, mas não faz menção ao título conquistado pelo Corinthians em 2000, na primeira edição do torneio com o aval da entidade.
A Fifa relaciona todos os campeões do Mundial interclubes, que foi disputado pelos campeões da Copa dos Campeões da Europa e da Taça Libertadores da América entre 1960 e 2004, mas esquece seu próprio torneio.
Segundo a matéria publicada pela entidade, 25 são os clubes que podem ser chamados de campeões mundiais, entre eles os brasileiros Santos (62 e 63), Grêmio (83), Flamengo (81) e São Paulo (92 e 93).
Neste ano, o confronto entre sul-americanos e europeus foi extinto, justamente para dar lugar o Mundial de Clubes da Fifa, que reúne os vencedores das seis confederações filiadas à entidade.
O torneio, que será disputado de 11 a 18 no Japão, terá a presença de Al-Ittihad (Arábia Saudita), Al-Ahli (Egito), Deportivo Saprissa (Costa Rica), Sydney FC (Austrália), São Paulo (Brasil) e Liverpool (Inglaterra).
Esta não é a primeira vez que a Fifa "desdenha" a conquista corintiana. A entidade, por exemplo, ignorou o Mundial obtido pelo Corinthians em seu DVD, "Fifa Fever", lançado na semana passada no Brasil.
No documentário, a Fifa mostra imagens das 17 Copas do Mundo, de Mundiais de categorias inferiores e feminino e até de futsal e deixa de lado a primeira edição de seu torneio de clubes.
Apesar de não citar o título do Corinthians no texto de hoje, a Fifa tem uma página especial sobre o Mundial de 2000. Clique aqui para saber como foi a vitória corintiana.