A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cai de 32%, em novembro para 25% em março, informou hoje a pesquisa da CNI/Ibope. De acordo com da Confederação Nacional da Indústria, entre os fatores que contribuíram para piorar a avaliação do governo estão o aumento da expectativa de desemprego e a desaprovação dos entrevistados em relação à atuação do governo sobre a taxa de juros e a elevação de impostos. A pesquisa apontou uma pequena queda no grau de satisfação dos brasileiros em relação ao governo. No levantamento atual, o índice caiu de 62% em novembro do ano passado para 58% em março deste ano. Entre os entrevistados, 33% desaprovam o governo, contra 30% da pesquisa anterior.
O percentual dos que consideram que o governo do presidente Lula está sendo ótimo ou bom caiu de 41% em novembro de 2004 para 39% em março deste ano. Para 17% dos entrevistados o governo está sendo ruim ou péssimo, contra 16% registrados na pesquisa anterior. Consideram o governo regular 41% dos entrevistados, mesmo percentual observado no levantamento de novembro. As variações negativas mais significativas nos saldos da avaliação do governo foram registradas na região Nordeste, nos municípios menores com até 20 mil eleitores, e entre a população mais velha, acima de 50 anos de idade.
A avaliação sobre a imagem do presidente também piorou. A confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha crescendo desde o segundo semestre de 2004, recuou para 60% em março deste ano. Em novembro do ano passado, 63% dos entrevistados disseram confiar no presidente. Entre os entrevistados, 34% não confiam em Lula, contra 33% da pesquisa anterior.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 a 14 de março. Foram feitas 2002 entrevistas com eleitores de 143 municípios.
http://www.cni.org.br