O primeiro passo foi a oficialização da parceria entre MESC, Universidade Metodista e Prefeitura de São Bernardo, em solenidade realizada no último dia 24 de fevereiro, no salão nobre do Paço Municipal, no 19º andar. O time será apresentado à imprensa em solenidade a ser realizada dia 10 de março no MESC no bairro Assunção.
O prefeito em exercício William Dib assinou o convênio e disse que o objetivo é formar uma equipe forte, sem esquecer o lado social. “Vamos procurar massificar o handebol principalmente na periferia”.
O secretário de Esportes, Edinho Montemor, acredita que o handebol é o esporte que oferece mais oportunidade para se trabalhar com crianças e jovens. “As exigências de altura como no voleibol e no basquete limitam um pouco a participação dos jovens”, disse Edinho.
O presidente do MESC Alfredo Todesco acha que a parceria foi boa para as três partes. “O importante é que teremos uma equipe mais forte e competitiva”, disse Todesco. Já o vice reitor da Universidade Metodista no Estado de São Paulo, Márcio Moraes acredita que o convênio vai solidificar ainda mais o esporte na cidade e na escola. “Hoje a Metodista já trabalha com cerca de 1600 crianças e jovens no esporte. Com a parceria este trabalho envolverá um número maior de alunos e atletas”.
Estiveram presentes as jogadoras Eduarda Amorim, Miera e Kátia que jogavam na Metodista Santo André e Rose e Rosimeire, do MESC. A solenidade foi prestigiada ainda pelos jogadores Daniel e Agberto e o técnico Alberto Rígolo, da equipe de handebol masculino da Metodista, hexacampeã brasileira.
A Universidade Metodista, até o ano passado, apoiava o handebol feminino de Santo André. Não houve acordo para a renovação do contrato e com isso ficou facilitada a vinda da equipe para São Bernardo.
A Prefeitura entrará com toda a infra-estrutura para as disputas das diversas competições deste ano.
O elenco que vai defender São Bernardo nas competições de 2003 ainda não está fechado. Tudo vai depender dos acertos financeiros entre o MESC e a Metodista com as jogadoras. O elenco será apresentado à imprensa em solenidade a ser realizada dia 10 de março no MESC no bairro Assunção.
Hoje, a equipe do MESC conta com a participação de cinco jogadoras da Seleção Brasileira: Thaira, Viviane, Eliane (goleira), Juceli e Valéria. A Metodista, que representava Santo André, tem três atletas na seleção: Alessandra, Sílvia Helena e Ana Amorim. Ainda deverá integrar a nova equipe de São Bernardo a jogadora Kátia, que no ano passado atuou na Europa.
A parceria cria uma perspectiva de o handebol feminino de São Bernardo ter uma equipe do mesmo nível do handebol masculino da Metodista, que no ano passado foi hexampeã bra-sileira.
|