No último dia 11 de maio, 22 jovens que participam do Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho (PEAT) receberam da diretora do Departamento da Criança e Juventude, Maria Ester Dalmolin Oneda, o diploma pela conclusão do curso de inglês, nível Essencial.
O programa da Prefeitura de São Bernardo, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) em parceria com a escola de idiomas Open English, tem por objetivo capacitar os jovens para o mercado de trabalho através do aprendizado de um segundo idioma.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, esta é uma oportunidade que poucas pessoas têm na vida. “A língua inglesa abre muitas portas e vocês, jovens, foram escolhidos porque acreditamos que através da cidadania podemos construir uma cidade melhor”, concluiu.
Para o diretor da Open English, Fabiano Mello Garcia, a possibilidade de ensinar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho são alguns dos motivos que levaram a escola a desenvolver a atividade para o social. “A cada 2.000 mil horas/aula, 5% delas são revertidas para o social. Esta é a maneira que encontramos para contribuir com crescimento do nosso país", disse.
Ao final da diplomação, Garcia anunciou a extensão do curso por mais dois semestres, totalmente gratuito. Os jovens terão a disposição toda a infra-estrutura disponível na escola para o aprendizado da língua, como biblioteca e computadores para o uso da Internet.
A jovem Carla Sabina Dantas, 16 anos, gostou da novidade. “Achei ótimo a possibilidade de continuar o curso. Aprendi mais nesses meses aqui que na escola. Lá, há muito barulho o que dificulta a compreensão”, afirma.
Para Danilo Luis Sousa Almeida, 17 anos, o curso é bom porque difere das aulas que têm na escola. “Aqui o inglês é dinâmico”, diz o aluno, estudante do 3º ano do ensino médio. “Aqui o professor apresenta a matéria, explica, até por brincadeira, e só depois fazemos exercícios e tiramos as dúvidas”, finaliza.
|