Tarso nega crise com Ministério da Fazenda

 

Nacional - 02/06/2005 - 15:09:04

 

Tarso nega crise com Ministério da Fazenda

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O ministro da Educação, Tarso Genro, negou hoje que exista crise de sua Pasta com o Ministério da Fazenda. Após participar da abertura de seminário sobre avaliação do ensino superior, Tarso Genro disse que achou estranho a imprensa ter atribuído a ele crítica ao "conservadorismo" da equipe econômica do governo em relação à reforma universitária. "Há uma versão mítica de uma relação sempre conflitiva da Fazenda com a Educação", comentou o ministro. "O que há é o regime de colaboração permanente, dialogado, no qual o ministro Palocci tem se demonstrado não apenas um companheiro de trabalho para resolver os problemas como também um ministro competente", afirmou Genro. Em nota sobre a proposta do MEC de trocar parte da dívida dos Estados por investimentos em ensino superior, o ministro da Educação defendeu que não existe comprovação de que qualquer investimento em educação prejudique a macroeconomia do país, como aponta a área econômica. "O ministro da Educação, Tarso Genro, registra que não há nenhuma comprovação empírica, nenhum precedente histórico e nenhum suporte teórico, acadêmico ou não, que aponte que investimentos em educação, de qualquer natureza, sejam prejudiciais à saúde macroeconômica do País", diz a nota. Apesar da divergência de opiniões, o ministro explicou que os impasses são resolvidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não há essa concorrência, não há conflito e é um regime de colaboração e companheirismo. Sempre que houver uma indefinição o presidente decide e nós dois estamos subordinados ao presidente", afirmou. Tarso Genro disse também que sempre contou com o apoio de Palocci para os novos projetos educacionais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o aumento de recursos para a educação básica pretendido com o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo ele, essa relação vai se manter no processo de discussão da reforma do ensino superior.

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