A iniciativa do desenvolvimento do trio elétrico ecológico partiu de um convênio entre a DaimlerChrysler do Brasil e a Fundação Ondazul, organização não governamental, que tem como presidente de honra, Gilberto Gil. O objetivo do Ecotrio, como está sendo chamado o camin-hão, é o de criar um novo conceito que contribua para reduzir os índices de emissões, além de redução dos níveis de ruídos nos veículos que desfilam pelas avenidas seguidos de foliões. Para isso, o caminhão extrapesado 1938 S está equipado com motor M 447 LAG, movido a gás natural, armazenado em oito cilindros de 320 m3 a uma pressão de 200 bar.
Com essa capacidade, o veículo pode operar durante dez horas sem emitir fuligem, sem apresentar odor nos gases de escape e ao mesmo tempo garante um reduzido índice de ruído. Vale destacar que o motor a gás reduz em 66% a emissão de monóxido de carbono na atmosfera.
A carreta do Ecotrio, da mesma forma, recebeu também motores a gás Mercedes-Benz desenvolvidos pela DaimlerChrysler, que servirão como grupo gerador de energia para o som e a iluminação. Neste caso, os motores são do modelo M 366 LAG contando com 16 cilindros de gás, com1600 m3 litros de gás armazenado.
A tecnologia a favor da ecologia
O projeto do Ecotrio foi elaborado de acordo com critérios de qualidade ambiental.
Toda a tecnologia empre-gada para o seu desenvolvimento levou em conta aspectos ecológicos. Além dos motores do caminhão e do gerador de energia movidos a gás natural, o veículo recebeu iluminação que utiliza fibra ótica, garantindo um efeito plástico elegante e arrojado. Ela se enquadra nos padrões tecnológicos recomendados pelo programa nacional de conservação de energia (Procel).
Vale lembrar, ainda, que os caminhões Mercedes-Benz tem os bancos produzidos em fibra de coco, além de outras peças em materiais naturais , em substituição a componentes não recicláveis.
Motor a gás
A DaimlerChrysler do Brasil é o Centro de Competência Mundial do grupo para o desenvolvimento de motores movidos a gás natural. A tecnologia empregada vem sendo utilizada em ônibus urbanos Mercedes-Benz, principalmente no Estado de São Paulo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar na grande metrópole. Os motores M 447 LAG, movidos a gás, possuem seis cilindros em linha, 240 Kw de potência (326 cv) e 1.250 Nm de torque máximo. Essa geração de motores produzidos no Brasil é exportada para a Alemanha onde equipam ônibus da marca.
|