Conhecido por anos pelo nome "Longhorn", o sucessor do Windows XP da Microsoft já é chamado por alguns de "Longaespera", em função dos inúmeros atrasos no seu lançamento. Enquanto suas características são anunciadas, o novo sistema já é acusado de copiar o Mac OSX da Apple Computer. E tudo isso antes de as pessoas terem uma chance de ver a novidade que agora é chamada de Windows Vista. Há poucos dias, a Microsoft lançou a primeira versão de testes do Vista para 500 mil programadores e profissionais de TI. O objetivo é deixá-los rodar seus programas no sistema para que detectem possíveis falhas.
A Beta 1, como é conhecida a versão de testes, está longe de ser completa, mas demonstra para onde o sistema operacional mais usado no mundo está indo. E, sim, ele parece com o Mac OS X. E também está estupidamente atrasado. Mas isso também dá aos usuários esperança de que os perigos e as coisas irritantes do sistema tenham sumido até a metade de 2006, quando a versão final é esperada.
Semana passada uma cópia beta chegou e instalei em um PC de configurações bem atuais que rodava o Windows 2000. Já que é Beta, e ainda o primeiro, não vou mencionar o pior. Em vez disso, quis dar uma olhada no potencial do Windows Vista, e achei muito do que gostar. Espera-se que o Beta 2, que estará disponível para muitas outras pessoas, tenha bem mais funções.
A maneira de o Vista organizar e achar informação está no topo da minha lista de melhorias. No XP, os usuários tinham de abrir um programa através do botão "Iniciar" e ir de menu em menu, listados pela ordem de freqüência de uso. Se um programa não está naquela lista curta, o usuário terá que procurar por uma lista enorme de programas. Na Beta 1 do Vista, a lista de programas populares ainda está lá, mas a função "Todos os Programas" agora abre uma ferramenta muito mais fácil de navegar. E se você não gostar disso, pode procurar pelo programa digitando seu nome em um campo do menu.
E as melhorias de busca não param por aí.
Se você quer achar um documento no XP, tem um link "Pesquisar" no menu Iniciar. Uma vez que as palavras-chave são digitadas, um personagem animado - um cão é o padrão - faz uma dancinha enquanto o disco rígido é varrido. Os resultados aparecem em segundos - e eles incluem não só documentos de texto, mas figuras, e-mail e outros tipos de arquivo.
No Vista, um campo de busca aparece no canto direito de todas as janelas, não sendo mais necessário retornar ao menu Iniciar. Buscas podem também ser salvas em uma pasta virtual. Quando aberta, esta pasta irá mostrar todos os documentos que se encaixam nos critérios. (Arquivos também podem ter palavras-chave anexadas - o que criará itens mais fáceis de encontrar).
Os fãs de Mac estão provavelmente aos berros. Sim, é muito parecido com a função Spotlight da recente atualização do Mac OS X. Neste nível de desenvolvimento, o Vista lembra muito o sistema da Apple. Amantes do Mac também deverão dar pulos quando virem os gráficos do Vista: barras de progresso verde vibram. Os botões de minimizar, maximizar e fechar parecem pequenas balinhas quando o mouse passa por cima. Cada janela tem sua sombra, enquanto suas bordas e barras de título são levemente transparentes. Ícones de pastas agora mostram os documentos que contêm como pequenos thumbnails de imagens. Os ícones podem ser ampliados.
Finalmente, quando um programa é iniciado, sua janela não apenas aparece, mas pula com uma animação. Quando minimizada, a janela desliza para a barra de tarefas.
Permanece a dúvida: as capacidades gráficas se tornarão algo mais do que enfeites para a tela? A Apple já fez muito nesse campo, particularmente com uma tecnologia chamada Exposé, que rapidamente mostra todas as janelas abertas ao apertar de uma tecla.
Apesar da busca e os gráficos bonitinhos serem legais, as maiores mudanças estão na segurança. Internautas notarão que o firewall do sistema pode agora bloquear tráfego de entrada e saída da rede. O Vista também tem ferramentas embutidas que previnem vírus de se instalaram através de outras máquinas da rede local. Também vem com ferramentas para remoção de spyware e semelhantes.
Mas a mudança mais notável é como o Vista gerencia os privilégios de usuário. Versões anteriores do Windows deixavam que as pessoas que entrassem no sistema como administradores fizessem o que bem entendessem. As permissões passavam para todos os programas que estavam usando, o que causou inúmeras dores de cabeça com spyware, adware, vírus e coisas assim.
Com o sistema de Proteção de Contas do Windows Vista, até mesmo administradores precisam inserir a senha sempre que algo é instalado no sistema. É uma proteção extra que há muito tempo integra sistemas como o Linux e o Mac OSX. A proteção não vem instalada como padrão no Beta 1, e não está claro se estará na versão final. A versão de testes parecia meio paranóica: eu não conseguia mudar o relógio ou as preferências de acessibilidade sem colocar a senha.
Também suspeitei que o aumento na segurança tenha sido um dos motivos para eu não conseguir instalar muitos programas, desde jogos até aplicativos que uso na rede do meu trabalho. Outra razão pode ser simplesmente porque alguns programas verificam o sistema operacional e se recusam a instalar se não o reconhecem.
A maioria dos problemas de compatibilidade será provavelmente resolvida até o lançamento da versão final. Se não forem, poderá haver uma revolta ao mesmo tempo em que a Apple - pela primeira vez copiando a indústria do PC - incorpora processadores Intel nos seus computadores e atualiza mais uma vez o Mac OS X.
Apesar de muitos acharem que a Microsoft já venceu a guerra de computadores pessoais, a maior batalha pode estar por vir em 2006.
|