O ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT-SP) enfrenta mais um round de sua luta para manter o mandato parlamentar na Câmara. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa vota recurso do petista, solicitando a suspensão do processo que tramita no Conselho de Ética. O pedido visa a aprovar o parecer do deputado Darci Coelho (PP-TO), favorável à paralisação do mesmo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, apesar de o governo possuir maioria na CCJ, a possibilidade de vitória do deputado federal é difícil devido à falta de apoio do Planalto ao petista. A CCJ tem 61 integrantes e, nas contas da oposição, o parlamentar teria garantido até agora cerca de 17 votos. Enquanto o ex-ministro luta para conseguir apoio, partidos como PSDB e PFL trabalham na frente oposta, tentando evitar eventuais manobras para "salvá-lo".
Oposicionistas chegaram, ontem, a cogitar a obstrução da sessão de hoje e ainda mantém a ameaça. Somente acalmaram os ânimos quando fecharam as contas e avaliaram que o petista teria garantido menos votos que o necessário para barrar o processo.
Ontem, Dirceu teve vitória parcial em outro recurso, desta vez analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Eros Grau aceitou em parte a liminar requerida pelo petista no mandado de segurança impetrado na segunda-feira. O processo contra o deputado continua correndo normalmente, mas os documentos sigilosos obtidos no processo disciplinar, que tramita no Conselho de Ética, devem ser arquivados e lacrados até o julgamento final do mandado.
|