Durante um breve discurso que fez a 15 brasileiros escolhidos pela embaixada dos Estados Unidos, o presidente americano George W. Bush disse que veio ao Brasil para mandar um recado. "Eu venho porque quero mandar um sinal de que a relação entre Brasil e EUA é importante. O Brasil é um amigo dos EUA. O Brasil é importante para criar as condições para fazer um continente de paz. É natural que trabalhemos com o maior País dessa vizinhança".
Bush fez comentários sobre o presidente Luiz Inácio Lula a Silva e disse que a economia brasileira "vai bem". Ele disse que "Lula teve que tomar decisões difíceis, mas os líderes têm que fazer isso. Lula tem bom coração. Ele tem a mesma preocupação que nós temos, de ajudar aqueles que ainda não alcançaram a prosperidade".
Bush disse ainda que a democracia é um valor universal, que se adapta a diferentes contextos. "Imagine como é viver numa sociedade onde não se pode expressar opiniões".
O chefe de Estado dos EUA segue agora para uma reunião com o presidente Lula, na Granja do Torto. Na reunião, devem ser discutidas a situação político-econômica da América Latina, questões relacionadas à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participam das reuniões bilaterais e do almoço os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Roberto Abdenur; o subsecretário de Assuntos Políticos, embaixador Antonio Patriota, e o assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
|