A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na terça-feira, 24 de janeiro, parecer do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que autoriza a Prefeitura de São Bernardo a contrair empréstimo de US$ 72 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementação do Programa São Bernardo Moderna. O objetivo é melhorar o sistema de transporte, com 24 grandes intervenções na malha viária, dando prioridade ao transporte público e de pedestres, com ênfase na segurança viária e na integração urbana.
O programa é o mais ambicioso e audacioso projeto de modernização viária desenvolvido por uma cidade brasileira. A proposta vai transformar a cara de São Bernardo num prazo de seis anos. No total, serão investidos US$ 254 milhões em duas fases, sendo US$ 120 milhões na primeira (US$ 72 milhões financiados pelo BID e contrapartida de US$ 48 milhões da administração municipal). A segunda fase custará em torno de US$ 134 milhões. Todos os recursos serão empregados em um conjunto de obras, intervenções, equipamentos e serviços, cujo objetivo é fazer do município um moderno pólo de desenvolvimento e geração de emprego e renda.
"É um programa de desenvolvimento real, preocupado com a cidadania, com o desenvolvimento social e econômico e, sobretudo, com o meio ambiente. A administração de São Bernardo possui uma excelente equipe técnica e adquiriu maturidade para produzir qualquer tipo de projeto, seja ele com captação de recursos internos ou externos", destacou o prefeito William Dib.
Licitação de obras – A Prefeitura de São Bernardo já está com licitação aberta para execução das primeiras obras viárias do programa. Trata-se de um conjunto de nove intervenções – de um total de 24 – divididas em seis lotes.
As obras viárias pré-estabelecidas nesta etapa do programa visam uma série de melhorias para facilitar o tráfego de veículos e transporte coletivo na cidade. Fazem parte do bloco de intervenções o alargamento da Avenida Senador Vergueiro (entre a Rua José Versolato e Avenida Winston Churchill), alargamento da Avenida Pereira Barreto – execução de terceira faixa de rolamento no sentido Santo André/São Bernardo (entre as ruas José Versolato e Atibaia) – e a duplicação da Avenida Pery Ronchetti, com canalização do córrego Saracantan (entre as ruas Marechal Deodoro e Princesa Maria Amélia).
“A previsão é que em abril sejam iniciadas as primeiras intervenções. Este trabalho é resultado do empenho dos profissionais da Prefeitura, que tem um nível de equipe inigualável”, destacou o secretário especial de Assessoramento Governamental, Eurico Leite, um dos principais idealizadores do projeto, que vem sendo discutido na cidade há mais de três anos.
Anel Viário Metropolitano - Dentro do pacote de obras também ocorrerão mudanças significativas no Anel Viário Metropolitano, com o objetivo de eliminar os congestionamentos e promover maior fluidez no tráfego. A reformulação prevê desde a construção de viadutos no Corredor ABD, para a transposição das pistas do Anel Viário Metropolitano sobre o ribeirão dos Couros e Avenida 31 de Março, até passagem em desnível nas avenidas Senador Vergueiro, Vivaldi e Rua Brasil, sobre a Avenida Lions, incluindo alça de acesso entre a Avenida Lions e a Via Anchieta, no Km 16.
A construção de dois viadutos no cruzamento do Anel Viário (Avenida Lions) com a Avenida Lauro Gomes, com três faixas de tráfego cada, também faz parte dos seis lotes de obras.
Futuro – Além das intervenções viárias, o Programa São Bernardo Moderna prevê a reformulação do sistema de transporte coletivo, modernização dos equipamentos de segurança e de controle de trânsito, recuperação ambiental, acessibilidade, construção de moradias, controle de cargas perigosas, geração de empregos e atração de novos investimentos para a cidade. O objetivo é fazer em seis anos o que normalmente levaria 25 anos.
Transporte Coletivo – Uma das metas é priorizar e reformular o transporte coletivo da cidade, com a criação de corredores exclusivos, terminais e mini-terminais de ônibus. Ao todo, serão construídos três novos terminais: Rudge Ramos, Riacho Grande e Alvarenga. A cidade ganhará ainda 30 miniterminais, que farão a integração das linhas municipais e trarão mais conforto aos usuários, além de um novo sistema de abrigos nos pontos de ônibus.
No quesito segurança viária o projeto prevê quatro passarelas, duas na Anchieta e duas na região central, próximas aos terminais rodoviários; cerca de 800 rampas de acesso para portadores de deficiência; melhoria de 50 mil m² de calçadas na região central; colocação de 3 mil metros de gradis; instalação de 200 semáforos para travessia de pedestres; 230 novos semáforos e reforma de 3,3 mil já existentes; e 3 mil metros de barreiras e defensas.
Cerca de US$ 6 milhões serão investidos na construção de apartamentos que abrigarão as famílias que residem em habitações sub normais e que de alguma maneira serão afetadas pelas obras ou intervenções do programa, tanto em São Bernardo quanto em Diadema. Em compensação ambiental serão investidos mais US$ 2 milhões. Além de duas escolas ambientais, a prefeitura vai construir quatro parques e implantar um programa de compensação ambiental do projeto para os próximos 30 anos. A cidade ainda vai ganhar ciclovias nas principais ruas da região central.
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