Há algumas semanas, Steve Jobs anunciou que a Microsoft lançaria seu próprio tocador musical. A notícia foi bastante difundida, ainda que poucos lhe dessem credibilidade já que, neste terreno, a Microsoft sempre preferiu trabalhar com fabricantes independentes, limitando-se a desenvolver o software para os dispositivos. Mas a Businessweek resolveu perguntar direto à empresa, e obteve a confirmação, por parte de um grupo de engenheiros, de que a Microsoft está, sim, trabalhando no projeto de um tocador musical.
Aparentemente, este assunto esteve na mesa durante todo o ano de 2005, devido fundamentalmente ao avanço dos iPods no mercado e das deficiências técnicas que apresentam alguns dos dispositivos na sincronização com a tecnologia PlaysForSure, usada pelas lojas compatíveis com o formato da Microsoft.
Os defensores de um reprodutor de música digital próprio da Microsoft crêem que sua entrada no mercado poderia dar fim a estes problemas e reforçaria a presença da tecnologia Windows Media, hoje muito atrás da dobradinha iPod-iTunes que concentra 70% do mercado.
Projeto ainda não é definitivo
Fontes da Microsoft se limitaram a desmentir que "já" se esteja trabalhando em um tocador, e a dizer que não há posição oficial sobre o assunto. "É apenas um projeto", reiteram.
A chegada de um tocador é, entretanto, muito bem vista pela divisão de videogames da Microsoft. O uso da marca Xbox é uma boa oportunidade para qualquer dispositivo multimídia, sugere o diretor da divisão.
Algumas fontes sugerem que o futuro dispositivo estaria alinhado ao PSP, o console portátil da Sony que também reproduz música e vídeos. Afrontar esse mercado seria um novo desafio para a Microsoft, que deve tomar uma posição clara a esse respeito na opinião de diversos analistas. Estes consideram que a estratégia atual não beneficia em nada a empresa no mercado de música digital, principalmente considerando que a Apple segue aumentando sua presença a cada mês.
"A Microsoft deve tomar o controle da situação se algum dia quiser competir em igualdade de condições com o iPod", escreve o analista Chris Pirillo. "Creio que é imperativo para a Microsoft definir, pelo menos, uma linha de qualidade para todos os fabricantes que trabalham com produtos baseado na plataforma Windows Media", conclui. As informações são do IBLNews.com
|