Humanização na Prática Pediátrica é o tema central do VII Congresso de Pediatria do ABCD, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março, no Pampas Palace Hotel em São Bernardo do Campo. O objetivo principal é fornecer subsídios que permitirão aos profissionais da saúde atualizar conceitos e mudar posturas. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de São Bernardo, pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Sociedade de Pediatria de São Paulo - Regional do Grande ABC.
O Congresso contará com renomados conferencistas que abordarão importantes temas ligados à pediatria e à realidade da região. O médico infectologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, dr. Pedro Takanori Sakane; o chefe da disciplina de pediatria, dr. Dráuzio Viegas e o neuropediatra, dr. Rubens Wajnsztejn, ambos da Faculdade de Medicina do ABC são alguns dos palestrantes convidados.
Temas como moléstias infecciosas, dificuldade escolar e distúrbios do aprendizado, nutrição, humanização, estética e ética na adolescência, distúrbio do sono, alergia e imunologia, oftamologia, gastropediatria e febre na infância serão debatidos na ocasião.
De acordo com a presidente do Congresso e coordenadora do Banco de Leite do Hospital Municipal Universitário (HMU), drª Marisa da Matta Aprile, a questão da humanização no atendimento está sendo destacada por ser um dos princípios fortes nos serviços de saúde de São Bernardo. “A humanização e o aleitamento materno são questões que fortalecem o núcleo familiar e já são matérias de estudo no combate à violência “, completou.
Outro destaque do congresso é o espaço gratuito e aberto ao público ¾ mesa pública ¾ onde a população poderá esclarecer dúvidas sobre questões do dia-a-dia como auto-medicação, uso de antibiótico, mitos e outros assuntos. A palestra será ministrada pelo médico Jacyr Pasternack – infectologista do Hospital Albert Einstein e colunista da Folha de São Paulo – e vai acontecer no dia 22 de março, às 14h30, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
De acordo o médico responsável pela mesa pública, dr. Jacyr Pasternack, o uso indiscriminado do antibiótico será o assunto principal do encontro. “A auto-medicação, principalmente do antibiótico, traz conseqüências sérias ao usuário. Uma delas é a resistência ao remédio interferindo no tratamento”, disse. O médico ressaltou a importância do bate-papo com o público. Na ocasião, serão esclarecidas muitas dúvidas e alguns mitos desmitificados. O conhecimento científico não deve ficar apenas com a classe médica.
|