Após a implementação da nova gestão administrativa, o Pronto-Socorro Central já contabiliza significativas melhorias. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Fundação do ABC, o novo modelo promoveu uma reorganização em todos os setores, disponibilizou novos serviços e permitiu tornar mais ágil o atendimento ao usuário. A Fundação do ABC, instituição mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC, assumiu a diretoria clínica do PS e colocou 150 médicos de seu quadro no atendimento. Os recursos financeiros e a direção administrativa continuam sob a responsabilidade da administração municipal.
O novo modelo adotado no PS Central também possibilitou melhor integração com as outras três unidades na cidade já gerenciadas em conjunto com a Fundação do ABC: Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Ensino (antigo Anchieta) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).
De acordo com o médico e assistente da Diretoria Hospitalar, Eduardo Grecco, reforçar a proposta de humanizar e agilizar o atendimento ao usuário foram os principais fatores que levaram a administração municipal a modernizar o estilo de gestão. “Já conseguimos diminuir o tempo de espera do paciente, que era de quatro a cinco horas, para cerca de uma hora e meia. Tempo aceitável para o atendimento de pronto-socorro, exceto em casos emergenciais, que são atendidos de imediato.” Grecco ressalta que a setorização foi um dos pontos que ajudou a agilizar o atendimento. Antes da alteração, os médicos atuavam em todos os setores do pronto-socorro, enquanto no novo modelo existe uma equipe para cada área: pronto-atendimento (consultas), enfermaria (internação), emergência (equipe especializada em resgate) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A usuária Antônia de Camargo, do Parque dos Químicos, confirma que o atendimento passou a ser feito com maior rapidez. "Antes das mudanças, precisei levar meu filho, que havia quebrado o pé, ao PS Central. Chegamos às oito horas da noite e fomos atendidos de madrugada. Agora, tive de retornar devido às dores que ele tinha no mesmo pé, e fomos atendidos rapidamente, além de sairmos do PS com encaminhamento para o ortopedista da Clínica de Especialidades Médicas para tratamento".
Novidade ▬ A transformação da unidade semi-intensiva em UTI é uma das novidades do novo modelo de gestão. Como os equipamentos já existiam, só foi preciso contratar uma equipe especializada de médicos e enfermeiros. A Central de Vagas também está mais ágil. Só no primeiro mês foram feitas 525 transferências para hospitais públicos ou conveniados da região. Os médicos do pronto-atendimento resolvem, em até 12 horas, o problema do paciente que está em observação. Se não for possível, a equipe de internação assume. Se o caso se prolongar por mais de 48 horas, a Central de Vagas transfere o paciente para os hospitais conveniados. “Os leitos estão em constante rodízio, como deve ser em um pronto-socorro. Com isso, terminaram as macas nos corredores”, afirma Grecco.
A Ouvidoria e o Serviço de Apoio ao Paciente foram recentemente implementados e já se tornaram essenciais. A Ouvidoria recebe e encaminha as reclamações dos pacientes, buscando as soluções. O Pronto-Socorro Central contava com apenas uma assistente social, mas agora são quatro integrando o Serviço de Apoio ao Paciente. “Aqui, orientamos e fazemos o encaminhamento dos pacientes, conversamos com os familiares e visitamos os pacientes na enfermaria e UTI para confortá-los”, disse a coordenadora do Serviço de Apoio ao Paciente, Maria Cristina Lavalhegas. Cerca de 10 voluntárias passarão a integrar o Serviço de Apoio ao Paciente.
Exames como tomografia, raio X, endoscopia, laboratório e ultra-som passaram a funcionar 24 horas, o que possibilita ao mesmo médico que atende o paciente fazer os encaminhamentos adequados.
A farmácia também passou a abrir 24 horas. Quando fechava às 18h, a enfermagem era obrigada a retirar os medicamentos que seriam usados durante a noite. "Hoje, os pacientes recebem os remédios personalizados, os medicamentos ficam melhor acondicionados, as perdas foram reduzidas e há um controle total da saída dos remédios, pois a farmácia está toda informatizada”, conta Grecco. A brinquedoteca do PS Central ganhou uma psicóloga para atuar junto às crianças e familiares. A sala tinha apenas uma assistente social.
Zenita Rodrigues, que teve o marido internado no PS Central, aprovou as mudanças feitas pela Prefeitura. "O atendimento mudou da água para o vinho. Está mais rápido e todos os profissionais foram atenciosos. Quando me disseram que meu marido voltaria para casa, fiquei com medo de não dar conta do recado. Mas tive orientação e amparo de toda a equipe. A nutricionista me ensinou a fazer a comida, que é dada por sonda, e fui encaminhada para o Programa de Assistência Domiciliar da Prefeitura. Já recebi a visita da psicóloga do programa e me sinto amparada. Fui muito bem assessorada."
Futuras novidades – O refeitório e a cozinha estão sendo reformados para que as refeições dos pacientes e funcionários sejam feitas no local, como acontece no Hospital Municipal Universitário. Hoje, a alimentação é fornecida pelo HMU. A UTI pediátrica está sendo montada. Os equipamentos já estão instalados e a equipe especializada está sendo contratada. A UTI terá seis leitos, 14 médicos, quatro enfermeiras e 16 auxiliares de enfermagem. O lactário e o fraldário também estão em fase de implantação no PS Central Infantil. No lactário, será feito o leite prescrito pelo médico aos pacientes infantis internados. Atualmente, as mamadeiras são encaminhadas pelo HMU. O fraldário possibilitará às mães trocarem ou amamentarem os filhos enquanto esperam o atendimento. A equipe de enfermagem e auxiliares ganharão aventais novos e esterilizados. Os aventais serão deixados no fim do turno de trabalho e, quando retornarem para trabalhar no dia seguinte, receberão os jalecos devidamente esterilizados. Essa prática contribuiu para a diminuição da infecção hospitalar.
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