A AMD anunciou sua série Athlon XP-M, com doze novos processadores para micros portáteis.
Os novos processadores, da série Athlon XP-M, dividem-se em dois grupos. O primeiro é formado por chips de baixa tensão de alimentação, para uso em notebooks ultraleves. O segundo grupo inclui os modelos mais poderosos, para portáteis de maior capacidade.
Os dois chips mais velozes, o XP-M 2400+ e o 2500+, usam o novo núcleo de processamento que vinha sendo identificado pelo codinome Barton. Testes divulgados pela própria AMD indicam que o XP-M 2500+ é 8% mais veloz que o Pentium 4 móvel de 2,4 GHz rodando aplicativos de escritório.
O anúncio dos novos chips foi feito na feira Cebit, em Hanover, na Alemanha. Entre os fabricantes que planejam lançar micros portáteis com esses processadores estão Sharp, Epson e Fujitsu Siemens.
O lançamento acontece no mesmo dia em que a Intel anuncia sua linha Centrino de componentes para notebooks, que inclui o novo processador Pentium-M. Até agora, a AMD tem tido uma participação modesta no mercado de portáteis mas, com tantos lançamentos, a competição nessa área deve esquentar bastante.
|