O governador de São Paulo e candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, não descartou uma aliança com o PMDB nas eleições, ao ser questionado por jornalistas nesta quinta-feira. Apesar da possível candidatura própria dos peemedebistas, Alckmin afirmou que aguarda uma decisão do partido e que gostaria de ter uma chapa ampla e multipartidária. Alckmin participou, em Brasília, da posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Enrique Ricardo Lewandowski.
O PMDB realiza as suas prévias no domingo e deverá escolher entre o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Alckmin disse tem uma grande afeição pelo PMDB e brincou dizendo que a legenda é "prima" do PSDB, já que tiveram a mesma origem - o antigo MDB.
O tucano também não descartou uma aliança com o PFL, que já vinha sendo cogitada. Alckmin disse que vai trabalhar muito pelas alianças. "Aliança é importante não só para ganhar a eleição, mas também para governar", afirmou.
Apesar disso, o governador lembrou que o PFL ainda tem um compromisso com o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia. Alckmin afirmou que respeita a posição do partido, mas ressaltou que se o PFL não sair com uma candidatura própria, ele deseja uma aliança com a legenda.
Pesquisa Ibope
Alckmin afirmou que se surpreendeu com o resultado da pesquisa CNI/Ibope divulgada na quarta-feira. Ele disse que o resultado foi bom, pois ele ainda não é um candidato nacionalmente conhecido e anunciou a candidatura há apenas dois dias atrás. "20% em uma pesquisa no começo das eleições é bom", comemorou Alckmin, que disse ainda ter grandes expectativas de crescer.
Lula
Alckmin, apesar de criticar o governo, disse que a sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua igual e que continuará sendo de muita cordialidade durante a campanha eleitoral.
Para ele, a política econômica deve ser mudada e os juros precisam ser baixados imediatamente. Segundo ele, o superávit não é o problema e sim os juros "absurdos" que se têm.
|