O economista e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Cintra, é o novo secretário de Finanças de São Bernardo. A cerimônia de posse acontece na segunda-feira, 24 de março, às 17h, no Paço Municipal. Cintra vai substituir Eurico Leite, que passa a coordenar o projeto de melhorias no sistema de transporte urbano do município. São Bernardo negocia um empréstimo de US$ 165 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do projeto.
Formado em Harvard (EUA), com pós-graduação em Planejamento Econômico pela Unicamp (Universidade de Campinas), Cintra é referência em todo o país quando o tema é Finanças Públicas, Economia Internacional ou Desenvolvimento Econômico. A vasta experiência no setor rendeu a ele lugar de destaque no meio editorial. De 1983 a 1996, ocupou os postos de consultor econômico, editorialista e articulista do jornal “Folha de São Paulo”.
No campo político, Marcos Cintra também se projetou nacionalmente. Eleito deputado federal para a legislatura 1999-2002, presidiu a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados (2001), foi vereador na capital (1993-1996) e secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de São Paulo (janeiro a outubro de 1993).
Professor titular da FGV desde 1969, nos cursos de graduação e pós-graduação em Microeconomia, Macroeconomia, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Economia Agrícola e Finanças Públicas, Marcos Cintra teve diversas obras (livros e teses) publicadas nos últimos anos, entre as quais Tributação no Brasil e o Imposto Único (Makron Books, São Paulo, 1994); Imposto Único: Um Produto Genuinamente Brasileiro (Editora Meta, São Paulo, 1998); e A Verdade sobre o Imposto Único (Editora LCTE, São Paulo, 2002).
Marcos Cintra em encontro reservado com o prefeito William Dib, na última terça-feira, no período da manhã, aceitou o convite que havia sido formulado na semana anterior e antecipado pelo @HORA na edição do dia 14 de março.
|