O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, disse na terça, 18, que o programa Primeiro Emprego, destinado a jovens entre 16 e 24 anos, vai ser lançado oficialmente na segunda quinzena de abril. O governo quer dar prioridade ao programa como forma de desviar o foco do Fome Zero, que vem sofrendo várias críticas relacionadas à sua concepção e ao seu gerenciamento.
O ministro afirmou que o foco principal do projeto, no primeiro momento, serão os jovens em situação de risco, já que muitos, por não conseguir trabalho, estariam indo para a criminalidade. “Vamos lançá-lo na segunda quinzena de abril. O programa já está desenhado, mas ainda estamos fazendo testes”, disse. Wagner. Ele acrescentou que o projeto se estenderá por todo o país e envolverá vários órgãos do governo.
De acordo com o que vem sendo trabalhado pelo ministério, a idéia é oferecer, além de ocupação na iniciativa privada, bolsa de estudo para que o jovem continue a estudar, trabalho comunitário em órgãos públicos e acesso a programas de microcrédito para abertura de negócio próprio.
Reforma Trabalhista
O ministro afirmou que envia até novembro a reforma trabalhista ao Congresso, sendo que ela deve se dividir em reformas sindical e da legislação. Apesar de afirmar que a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) “não é intocável”, Wagner ressaltou acreditar que a flexibilização de direitos trabalhistas - defendida pelo governo passado - não cria novos empregos.
|