Não poderia silenciar em momento tão grave para toda a humanidade. Não há justificativa para essa guerra. Trata-se de um ato covarde, contra um povo pobre e indefeso.
Até quando permanecerão insensíveis certos líderes mundiais, surdos e cegos aos protestos que clamam por paz em todo o planeta?
Que sentido faz enfraquecer a Organização das Nações Unidas, negar o trabalho dos inspetores de armas e insistir na força bruta em detrimento da diplomacia e do direito internacional?
Medidas já em vigor, como o bloqueio econômico que impede o desenvolvimento da capacidade militar do Iraque, são mais que suficientes para neutralizar o suposto poder de fogo do ditador Saddam Hussein.
Chega ser ridícula a alegação de que Bagdá é uma ameaça à segurança dos Estados Unidos. Estamos diante de um conflito sem precedentes, sem legitimidade, e que certamente provocará milhares de mortes de seres humanos inocentes, mulheres e crianças iraquianas.
Temo que a guerra só faça aumentar a disseminação do ódio e o isolamento dos Estados Unidos, o que deixará o mundo como um todo mais inseguro, por muito tempo.
Nesse momento de grave crise internacional, cidadãos de bem em todos os países, sem exceção, fazem votos para que a diplomacia ainda possa encontrar uma saída negociada, para evitar o derramamento de sangue.
Que o bom senso prevaleça.
William Dib (PSB) é prefeito
de São Bernardo
|