A SaferNet Brasil (www.safernet.org.br), ONG responsável pela Central Nacional de Denúncias que combate os crimes contra os Direitos Humanos e a disseminação da pornografia infantil na Internet, lança hoje em parceira com o HackerTeen (www.hackerteen.com), curso de formação em segurança da computação para adolescentes, uma cartilha gratuita sobre o uso seguro da Internet, dos mensageiros eletrônicos, do e-mail, etc."Como 95% dos crimes digitais são cometidos por jovens, a melhor forma encontrada foi envolver os alunos do HackerTeen na elaboração da cartilha, fazendo-os, desta forma, pensar e dividir com outros jovens as dicas que aprenderam", alerta Eliane Feliz, diretora de Responsabilidade Social do HackerTeen. "Esperamos poder contar com o apoio de outras empresas, da sociedade civil, e do Governo para fazer da internet um espaço seguro, colaborando e divulgando as dicas e os conhecimentos desta cartilha", afirma.
Segundo Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, "a luta contra a pedofilia e os demais crimes contra os Direitos Humanos na Internet no Brasil precisa ser travada com muita seriedade e comprometimento das instituições, que precisam incluir estes temas nas suas agendas".
De acordo com Tavares, a conscientização da população é fundamental para o efetivo combate aos crimes na internet. "Todo crime, para ser investigado, necessita da denúncia", afirma o presidente da ONG.
Tavares ressalta ainda que a função de julgar e condenar pessoas é uma atribuição exclusiva do Estado, e não dos chamados "justiceiros virtuais" que atuam na Internet. "Na tentativa de ajudar, eles incorrem em crimes, usam e desenvolvem vírus, worms, trojans e técnicas ilegais como phishing scam para obter dados que só podem ser obtidos com autorização da Justiça e comprometem as provas dos crimes, atrapalhando as investigações da Polícia e do Ministério Público", alerta o presidente da SaferNet Brasil.
|