O ex-presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), José Genoino, anunciou neste sábado o seu retorno à vida política. Genoino irá se candidatar a deputado federal, segundo dirigentes da legenda. "Retorno à militância e à luta política. Talvez menos ingênuo, talvez mais experiente. Mas, com certeza, mais calejado e mais animado", afirmou o político em carta divulgada hoje.
No documento, que pode ser encontrada no site http://www.genoino.org/, o ex-presidente petista admite que o partido cometeu uma série de erros ao longo de sua gestão e narra a forma como se sentiu prejudicado pela crise política.
Reconhecendo que o caixa dois de campanha foi o grande erro da legenda, Genoino reconheceu que o partido deixou de lado algumas propostas do partido, desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Não avaliamos corretamente o grau do enfrentamento político, a radicalidade da disputa nem a magnitude da intransigência dos nossos adversários. Descuidamos da defesa de algumas bandeiras históricas do PT e da disputa política autônoma em relação à esfera institucional. Isso nos levou, por exemplo, a não ter assumido a defesa da Reforma Política já no início do governo".
Em relação ao esquema de caixa dois de campanha, o petista ressaltou que foi na preparação e realização da campanha eleitoral de 2004 que o PT cometeu "seu principal erro".
Esta falha, segundo ele, foi estimulada pela idéia de que uma vitória no pleito seria necessária para permitir que o governo Lula avançasse nos dois últimos anos do mandato.
Apesar de admitir que o partido falhou na questão do caixa 2, o ex-presidente do PT afirmou que esse erro foi explorado de forma "maldosa" por opositores. "A bem da verdade, fui citado no relatório da CPMI e estou sendo denunciado pelo Ministério Público pelo simples fato de ter sido presidente nacional do PT".
Genoino também criticou a imprensa, que segundo ele atuou nesse processo como "um predador que persegue sua caça" e "busca obsessivamente o espetáculo".
Na carta, que pode ser encontrada no site www.Genoino.org, Genoino também voltou a dizer que não teve envolvimento no episódio em que um assessor de seu irmão foi preso com dólares escondidos na cueca.
|