A Microsoft desenvolveu uma tecnologia para pessoas pagarem o uso do computador nas suas casas por hora, forma similar aos créditos de telefones celulares pré-pagos. As máquinas começam a ser vendidas nesta segunda-feira no Brasil, em uma segunda fase de teste.
A tecnologia, chamada de FlexGo, será usada como parte dos esforços de vender computadores a usuários com menor poder aquisitivo em países em desenvolvimento. Nestes países, a pirataria é um grande obstáculo para o lucro da Microsoft.
A empresa, trabalhando em conjunto com a fabricante de computadores Lenovo, planeja lançar na segunda-feira o segundo teste do FlexGo no Brasil. Nos próximos 90 dias, o computador será lançado no México, China, Rússia e Índia.
O programa funcionará da seguinte forma: o usuário para adiantado metade do computador e deverá adquirir créditos para acessar o computador em casa. Uma vez esgotados os créditos, o usuário deve comprar mais para o computador voltar a funcionar.
As horas pré-pagas irão, eventualmente, pagar o computador todo, disse Will Poole, vice-presidente de expansão de mercado da Microsoft. Os usuários precisam ter acesso a Internet para participar do programa.
Os primeiros computadores terão uma configuração média e rodarão uma versão convencional do Microsoft Windows. Mas Poole disse que a empresa tem planos de lançar uma versão com menos recursos e com o Windows XP Starter Edition e outra com computadores de ponta com capacidades de media center.
A Microsoft também está trabalhando com empresas de telecomunicações para oferecer computadores por assinatura. De acordo com Poole, o lucro da empresa será o mesmo do que a venda de computadores já existente no mercado.
|