As vendas mundiais de televisores com tela de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês) dispararam 135%, para 7,4 milhões de unidades, no primeiro trimestre, lideradas pela Philips Electronics, que ficou com uma participação de 13,9% do mercado, conforme uma pesquisa divulgada na quinta-feira. A média de preços de televisores LCD foi de US$ 1.195, 9% menos que há um ano.
Com esse dinheiro, os consumidores puderam comprar este ano um aparelho com uma tela 19%, com uma média de 27 polegadas, afirmou o grupo de pesquisa DisplaySearch. Avanços na tecnologia e a competição ferrenha entre os principais fabricantes geraram uma queda drástica nos preços dos televisores LCD.
Mas isso não chegou a afetar muito as empresas, uma vez que os consumidores compraram modelos maiores, o que significa que a receita da indústria avançou num ritmo tão rápido quanto as entregas unitárias: 114%, para US$ 8,8 bilhões, na comparação com o primeiro trimestre de 2005. A Philips, incluindo a marca Magnavox utilizada nos Estados Unidos para vender aparelhos mais baratos, viu sua participação de mercado mundial ¿ em termos unitários ¿ cair levemente de 14,2% no quarto trimestre para 13,9% nos primeiros três meses do ano.
A Sharp recuperou a segunda posição, com 13,6%, e a Sony escorregou do segundo para o quarto lugar, com 10,9%. A Samsung Electronics, enquanto isso, ampliou sua participação de 11,6% para 12,5% e a LG Electronics completa a lista dos cinco principais fabricantes com parcela de 6,9% do mercado mundial.
O ranking, medido em faturamento, tem uma aparência diferente. A Sony, nesse quesito, assume a liderança, com 15%, pois vende TVs com telas LCD muito maiores. Samsung, Sharp e Philips, vêm em seguida.
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