O lançamento do Windows Vista, da Microsoft, continua confirmado para janeiro. A afirmação é do presidente-executivo da empresa, Steve Ballmer, em meio a persistentes boatos sobre atrasos no lançamento do aguardado sistema operacional.
"Eu afirmei ontem que o Vista está confirmado para lançamento na primeira metade de janeiro do ano que vem", disse Ballmer, em referência a reportagens publicadas na quarta-feira segundo as quais o embarque das primeiras unidades do novo sistema operacional pode sofrer algumas semanas de atraso. "Estamos no prazo, mas veremos que reação obtemos dos usuários e trabalharemos para garantir que se trata absolutamente de um produto de alta qualidade. Essa é a prioridade número um", declarou em entrevista coletiva durante o Fórum Digital de Seul.
O comentário surgiu depois que a maior produtora de software do mundo foi processada, na semana passada, pela rival Symantec, a qual acusou a Microsoft de apropriação indevida de segredos comerciais no desenvolvimento do Vista e de outros produtos. As novas versões do software Windows e Office são essenciais para os esforços da Microsoft, que deseja reanimar suas ações, as quais vêm apresentando desempenho inferior aos dos índices mais importantes desde o começo de 2002.
A Microsoft inicialmente planejava lançar o novo Windows em 2005, mas adiou o lançamento para 2006 antes de anunciar, em março, que o Vista seria adiado novamente, com o objetivo de melhorar o produto. O grupo de pesquisa Gartner informou no começo do mês que antecipa novo atraso, de pelo menos três meses, no lançamento do Vista, marcado para novembro no caso dos clientes licenciados de alto volume e para janeiro no caso dos consumidores de varejo, citando como motivo a complexidade do novo sistema.
Ballmer disse que a Microsoft, que adquiriu 22 empresas nos últimos 12 meses, por cerca de US$ 750 milhões, procurará comprar mais companhias de pequeno e médio porte no setor de tecnologia, mas não comentou sobre o orçamento reservado para isso.
|