O candidato do PSDB, José Serra, venceria a eleição para o governo de São Paulo no primeiro turno, segundo a nova pesquisa Ibope. Serra teria 46% dos votos, contra 13% do candidato do PT, Aloizio Mercadante. Computando os votos brancos e nulos, o tucano ultrapassaria a marca dos 50% dos votos válidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de julho com 1.204 eleitores de 62 cidades do Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo sob o número 73458/2006 e foi divulgado no SPTV desta terça-feira.
O candidato do PMDB, Orestes Quércia, tem 9% das intenções de voto. O candidato do PDT, Carlos Apolinário, tem 2%. Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, tem 1%.
Votos brancos e nulos somaram 13%. Eleitores que não sabem em quem votar ou não opinaram, também foram 13%.
Os candidatos Anaí Caproni, do PCO; Claudio de Mauro, do PV; Cunha Lima, do PSDC; Fred Correa, PTN; Pedro Viviani, PMN; professor Mario Luiz Guide, PSB; Renato Reichmann, do Prona; Roberto Siqueira, PSL, e Tarcísio Foglio, do PSC, não pontuaram na pesquisa.
Segundo turno
Mesmo com Serra vencendo a disputa já no primeiro turno, o Ibope realizou três simulações de um possível segundo turno, com os três primeiros colocados da lista.
No confronto entre Serra e Mercadante, o candidato do PSDB venceria com 60% dos votos contra 21% do seu adversário. Serra venceria com tranqüilidade a disputa com Orestes Quércia. O tucano lidera com 61% dos votos dos eleitores entrevistados contra 18% do candidato do PMDB.
Na última simulação envolvendo os candidatos Mercadante e Quércia é registrado um empate técnico. O candidato do PT tem 33% dos votos contra 32% de Quércia.
|