O prefeito William Dib deu posse hoje, dia 26, aos 30 gerentes das Unidades Básicas de Saúde da rede pública municipal de saúde. Durante a solenidade, o prefeito afirmou que finalidade da implantação de gerências nas UBS é mudar a característica do atendimento nas unidades de saúde com melhora na capacidade e na qualidade do atendimento. “Vamos humanizar o atendimento”, ressaltou.
Os novos gerentes, todos funcionários de carreira da Secretaria de Saúde, terão várias atribuições administrativas e técnicas, que vão desde a manutenção do prédio e de equipamentos à aplicação dos programas de saúde, além de ouvir a opinião da comunidade sobre os serviços prestados e de buscar, junto com os funcionários, o atendimento das demandas da população.
Após fazer um relato sobre as mudanças implantadas nos hospitais e nos pronto-socorros, e dizer que agora é a vez das UBS, Dr. Dib disse aos gerentes que eles terão de ser educadores, no sentido de ensinarem a comunidade a saber usar os equipamentos de saúde. E exemplificou: “Não é na hora do parto que vamos ensinar à mulher que ela deveria ter feito o pré-natal, isso tem que ser feito nas UBSs”.
O secretário de Saúde, Wilson Narita, disse que a posse dos 30 gerentes é um marco na mudança da Secretária da Saúde, que atende a uma demanda de 1,7 milhão de consultas e procedimentos ao ano.
A solenidade de entrega do certificado de capacitação do curso para gerente foi prestigiada pelos deputados estadual Orlando Morando e federal, Edinho Montemor, pelos vereadores Julieta Nage, Osvaldo Camargo e Laurentino Hilário, presidente da Câmara, pelos secretários Admir Ferro, Jose Fiorizzi e Hiroiuky Minami, o assessor especial do prefeito Maurício de Castro e o ex-prefeito Maurício Soares, além da primeira-dama Marilda Dib.
|