“Se hoje o Brasil é um dos principais produtores mundiais de alimentos, devemos isso ao trabalho incansável de milhares de homens e mulheres que se dedicam dia-a-dia à atividade agrícola. Por isso, neste 28 de julho, Dia do Agricultor, parabenizo publicamente os nossos trabalhadores rurais, que fizeram da agricultura uma das âncoras da nossa economia, gerando emprego, renda e excedentes exportáveis. Também aproveito para cumprimentar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que completa 146 anos nesta sexta-feira.
Nesta oportunidade, reafirmo o compromisso deste Ministério de trabalhar cotidianamente para oferecer aos nossos agricultores condições para que desenvolvam suas atividades de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, os trabalhadores e o bem-estar social. Para tanto, desenvolvemos uma política agrícola preocupada em dar sustentação aos produtores. Paralelamente, também estamos investindo nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal, para que possamos satisfazer as crescentes exigências dos consumidores brasileiros e estrangeiros por alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, ampliar mercados para os nossos produtos agrícolas.
Nada disso teria sentido não fosse a força e a persistência dos nossos agricultores, que transformaram o Brasil num dos mais competitivos produtores mundiais do agronegócio. Por isso, o nosso reconhecimento e gratidão a esses milhares de homens e mulheres que fizeram do campo brasileiro uma das principais atividades da nossa economia.”
|