Pesquisa Ibope divulgada hoje indica que, entre os eleitores paulistas, o candidato do PSDB à Presidência da República e ex-governador do Estado, Geraldo Alckmin, venceria o concorrente petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com folga. Segundo o levantamento, feito sob encomenda do jornal O Estado de S.Paulo, o tucano tem 43% das intenções de voto contra 33% de Lula no primeiro turno. Em eventual segundo turno, Alckmin venceria por 51% a 37%. A pesquisa, realizada entre os dias 26 e 31 de julho, com 1.204 eleitores de 64 municípios paulistas, está registrada sob o número 739304/2006 no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.No levantamento anterior do Ibope, divulgado há uma semana, Alckmin detinha 42% das preferências no primeiro turno, contra 32% de Lula. Em eventual segundo turno, o candidato do PSDB venceria o petista por 52% a 35%.
O número de indecisos é de 32%, enquanto na pesquisa espontânea, na qual os eleitores dizem o nome do candidato sem consultar uma lista prévia, Alckmin aparece com 28%, e Lula, com 26%. O presidente da República é líder em rejeição no Estado paulista, com 39% (40% há uma semana), contra 18% de Alckmin e 21% da senadora Heloísa Helena (Psol).
Senado
A mesma pesquisa realizou sondagem relativa à disputa pelo Senado no Estado de São Paulo. O petista ampliou Eduardo Suplcy ampliou ainda mais sua vantagem, com 42% das intenções de voto (39% na pesquisa anterior), seguido de Guilherme Afif Domingos (3%, contra 4% há uma semana) e Rai (PSDC), também com 3%.
|