Pesquisa do Ibope realizada sob encomenda do jornal O Estado de S.Paulo mostra que, se as eleições de outubro fossem realizadas hoje, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, venceria o pleito no primeiro turno, com 48% das intenções de voto (46% no levantamento anterior, realizado há uma semana). A pesquisa, realizada entre os dias 26 e 31 de julho, com 1.204 eleitores de 64 municípios paulistas, está registrada sob o número 739304/2006 no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.Em segundo lugar no levantamento do Ibope aparece o candidato do PT, senador Aloizio Mercadante, com 15% (alta de dois pontos em relação à pesquisa anterior), enquanto o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) é o terceiro colocado, com 8%. Serra tem 64% dos votos válidos e precisaria de 50% mais um voto para garantir a eleição no primeiro turno.
Enquanto 54% dos entrevistados não cita candidato na pesquisa espontânea, a taxa de indecisos cai para 14% na versão estimulada do levantamento.
Boa parte do crescimento de Serra é creditada à atração de eleitores em nichos que geralmente são simpáticos a candidaturas petistas. Entre os que têm até a quarta série do ensino fundamental, o tucano subiu de 39% para 46%; saltou de 46% para 50% entre os que têm mais de 50 anos; e cresceu de 49% para 57% entre o eleitorado com ensino superior. Quando se trata desses eleitores, José Serra acumula 77% dos votos válidos. Segundo o Ibope, Serra é líder em todos os segmentos sociais e em todas as regiões do Estado - com pior performance no ABC paulista, onde tem 35% das intenções de voto.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Serra venceria Mercadante por 60% contra 23% de Mercadante - há uma semana, o placar seria de 60% contra 21% do candidato do PT. Serra também detém o menor índice de rejeição - 13% (15% há uma semana), contra 18% de Aloizio Mercadante (o percentual anterior era de 19%) e 26% de Quércia (21% há uma semana).
Em outra simulação de segundo turno, Serra venceria Quércia por 61% contra 19%. Quércia também seria derrotado por Mercadante em um segundo turno. O petista ficaria com 38% contra 30% do peemedebista.
|