A IBM, maior empresa mundial de serviços de tecnologia, anunciou na terça-feira novos servidores que oferecerão a empresários o tipo de poder de computação que geralmente está reservado às universidades e às grandes companhias. Os cinco sistemas usam microprocessadores da Advanced Micro Devices, que vem obtendo avanços contra a líder setorial Intel.
Os sistemas prometem mais poder de computação e oferecem maior eficiência energética e menor geração de calor do que máquinas anteriores. Também custam menos do que sistemas de alto desempenho comparáveis, segundo a IBM. O anúncio é um sinal positivo para a AMD, que espera manter seu crescimento diante de uma série de novos chips da Intel.
A Dell, maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou em maio que planeja usar processadores AMD Opteron em servidores de alta potência, antes do final deste ano, pondo fim a 22 anos de relacionamento exclusivo com a Intel. "O Opteron oferece um nível de desempenho muito elevado, que está sendo mais e mais adaptado a usos empresariais de alto nível", disse Charles King, analista principal da Pund-IT Research.
A IBM vem enfrentando severa competição no mercado de servidores, de parte da Hewlett-Packard, maior fornecedora mundial de servidores no primeiro trimestre, em termos de faturamento, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado IDC. Ambas as empresas detinham cerca de 28% cada do mercado mundial de servidores, no primeiro trimestre, mas a participação da IBM caiu 3,6% em termos de receita, enquanto a da Hewlett-Packard não se alterou.
A Sun Microsystems obteve o maior crescimento entre os grandes fornecedores de servidores, com 5,8% de alta na receita e uma participação total de 10,8% no mercado mundial de servidores, afirmou a IDC em maio.
|