O candidato à presidência da República do PSDB, Geraldo Alckmin, terá três minutos a mais que o candidato à reeleição, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tucano ocupará 10 minutos e 22 segundos em cada bloco de propaganda presidencial, enquanto o petista terá 7 minutos e 21 segundos.O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo na propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio de cada um dos sete candidatos a presidente.
Os critérios utilizados pelo TSE na distribuição dos espaços a serem ocupados pelos presidenciáveis foram de um terço do tempo distribuído igualitariamente entre todos os candidatos, e dois terços, proporcionalmente ao número de deputados eleitos pelo partido ou coligação em 2002.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, cada edição da propaganda eleitoral gratuita terá dois blocos, de 25 minutos cada, às terças, quintas e sábados, entre 15 de agosto e 28 de setembro. Além disso, os candidatos têm direito às inserções, ou seja, "comerciais" de 30 segundos veiculados diariamente ao longo da programação das emissoras. O tucano aparecerá em 224 inserções, e Lula, em 159.
O candidato Cristovam Buarque (PDT) terá 2 minutos e 23 segundos, seguido de José Maria Eyamel (PSDC) e Luciano Bivar (PSL), ambos com 1 minuto e 15 segundos. Os candidatos do Psol, Heloísa Helena, e do PCO, Rui Pimenta, terão 1 minuto e 11 segundos.
|