O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, voltou a afirmar,em Milão, na Itália,durante entrevista à imprensa estrangeira, que o Banco Interamericano de Desenvolvimento deve rever a sua política de financiamento . Ele sugeriu que o Bid crie mecanismos para emprestar dinheiro quando os países mais necessitarem de financiamento.
Mantega também fez críticas à elevação,este ano, dos juros das taxas dos financiamento dos empréstimos feitos pelo Banco. “ O Bid e outros organismos financeiros internacionais não podem agir como bancos comerciais”, disse Mantega. De acordo com o ministro, as críticas aos organismos multilaterais e ao protecionismo aos países desenvolvidos ganharam apoio de governos importantes como o da Itália.
”Eu conversei com o ministro italiano e ele me disse que vê com simpatia as posições sobre o comércio internacional defendidas pelo Brasil e afirmou que o seu governo quer estreitar os laços com o Brasil. É um apoio importante já que a Itália será o próximo país a presidir a União Européia.
O ministro Guido Mantega participou da 44ª Assembléia Anual de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que terminou na manhã de hoje em Milão. Mantega retorna hoje a noite ao Brasil. No sábado (29) ele participa, em Brasília, na Granja do Torto, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os presidentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial.
|