Com um milhão de automóveis fabricados em menos de três anos, o desempenho da atual Classe C, que compreende os modelos sedan, perua e coupé esportivo, estabeleceu um novo recorde para os automóveis Mercedes-Benz. Nunca antes tantos veículos de uma única família da marca foram fabricados em tão curto espaço de tempo.
O milionésimo veículo, um C 200 KOMPRESSOR prata brilhante, foi entregue a seu novo proprietário pelo Prof. Jürgen Hubbert, membro do conselho diretor da DaimlerChrysler AG, responsável pelo Grupo Automóveis Mercedes, e pelo diretor de fábrica Hans-Heinrich Weingarten, no Centro de Clientes da fábrica DaimlerChrysler em Sindelfingen, na Alemanha.
“Ter produzido um milhão de Classe C em menos de três anos é uma realização ímpar para nossa companhia,” diz Hubbert. “Ela demonstra o sucesso sustentado de uma classe que desempenhou um papel preponderante na expansão das vendas na Mercedes-Benz. A milionésima Classe C também mostra o sucesso de nossa ofensiva de produto e a eficiência do Sistema de Produção Mercedes-Benz.”, completa Hubbert. Hubbert também destaca que a Classe C marca a primeira vez que a companhia baseou uma família completa de modelos em uma única plataforma. “O sucesso da Classe C mostra que estamos seguindo a estratégia correta para a marca Mercedes-Benz - e agora preten-demos empregá-la também para outras séries de produção.” Estilo elegante, conceito de segurança inovador e uma ampla linha de motores A Classe C combina estilo elegante e esportivo com uma completa linha de equipamentos, além de um conceito de segurança inovador que atende às mais rígidas normas. Em junho de 2002, a Classe C ganhou cinco estrelas, a mais alta classificação possível, depois de testes de impacto realizados pela Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos). O sedan e a perua da Classe C estão disponíveis com nove opções de motores a gasolina, capazes de desenvolver uma potência que varia de 143 a 354 cavalos.
Mercedes-Benz Classe C sedan e perua expandem as vendas
Hoje, a Classe C é o líder tecnológico de seu segmento. Com aproxima-damente 717.000 unidades vendidas mundialmente desde seu lançamento em maio de 2000, o sedan Classe C continuou o sucesso de seus antecessores. Já a Classe C Sport-coupé, que foi lançada no Salão do Automóvel de Paris em 2000, provou ser um sucesso imediato com os clientes, vendendo cerca de 146.000 unidades em todo o mundo desde seu lançamento, no primeiro semestre de 2001. “A Classe C Sportcoupé de-monstrou mais uma vez que também existe um grande potencial de vendas para a marca Mercedes-Benz em nichos do mercado,” diz Hubbert. A segunda geração da perua Classe C, que foi lançada no Salão do Automóvel de Detroit em 2001 e lançada na primavera daquele ano, vendeu em torno de 137.000 unidades mundialmente, melhorando significati-vamente o já considerável sucesso do modelo antecessor.
O maior mercado da família de modelos Classe C é a Alemanha, com vendas em torno de 360.000 unidades, seguida pelos Estados Unidos, onde cerca de 149.000 veículos da Classe C foram vendidos até agora. Na Europa Ocidental, fora a Alemanha, a Dai-mlerChrysler já vendeu 320.000 unidades da série Classe C. No Brasil, cerca de 2500 unidades dos modelos foram comercializadas.
Sedans e coupés esportivos da Classe C são fabricando na unidade da DaimlerChrysler em Sindelfingen; sedans e peruas na unidade da DaimlerChrysler em Bremen. Já os sedans Classe C para o mercado de direção à direita são produzidos na unidade da DaimlerChrysler em East London, África do Sul. No Brasil, a DaimlerChrysler já produziu, desde janeiro de 2001, mais de 13 mil unidades do Mercedes-Benz Classe C, na fábrica de Juiz de Fora. O automóvel é destinado exclusiva-mente ao mercado norte-americano.
Numa área total de 10 mil metros quadrados, a produção da Classe C é feita no regime CKD - Completely-Knocked-Down - o que significa que todas as peças vêm desmontadas da Alemanha. O modelo chega nas versões Elegance e Avantgarde, que podem vir equipadas com duas opções de motorização: o modelo C 240, com 170 cavalos de potência, e o C 320, com 218 cavalos.
|