A cidade, de ruas repletas pela natureza nativa, atrai principalmente os românticos e aqueles que admiram a cultura. A região possui diversos locais que misturam arte, literatura, história, música e romantismo.
Do povoamento ao título de capital, Porto Alegre levou quase cem anos. A cidade é composta por descendentes de 25 etnias, sendo que a maior parte é descendente de italianos, alemães e portugueses e veio do interior do Estado. As crenças, as lendas, os hábitos, os costumes e as tecnologias dessas diferentes etnias e culturas formam o mosaico cultural que identifica e apresenta a Porto Alegre do século XXI. A cidade tem o corpo de uma metrópole, o espírito cosmopolita e a alma de uma província. Quem circula nas ruas de Porto Alegre, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e de seu lago, o Guaíba. O turista deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas e nas praças. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade grande.
Todo dia é dia de tomar um bom chimarrão com os amigos, caminhar no Parque Farroupilha, almoçar no Mercado Público e admirar o belo pôr-do-sol do Guaíba. A rivalidade dos esportes se funila nos famosos Gre-Nais, grandes shows de torcedores azuis e vermelhos. Porto Alegre é muito mais que uma terra de gaúcho feliz, ela é “tri legal!”.
Arte e Cultura
A capital gaúcha possui diversos locais que misturam arte, literatura, história, música e romantismo, sendo um prato cheio para quem admira arte e cultura de boa qualidade. O turista encontra obras de renomados artistas em lugares como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e objetos históricos do Estado no Memorial do Rio Grande do Sul.
Há ainda boas opções para quem procura cultura com uma dose de diversão, como a moderna Casa de Cultura Mário Quintana, que possui teatros, cinema, cafés e diversas outras atrações.
Memorial de Rio Grande do Sul
Está localizado no antigo prédio dos Correios e Telégrafos. Foi construído entre 1910 e 1914 pelo alemão Theo Wiederspahn. O prédio foi tombado pelo Instituto Artístico Nacional (IPBAN) em 1980.
O local se tornará a sede da memória gaúcha, contendo documentos, depoimentos, objetos, mapas, fotos, livros, gravuras, charges, cartuns e e reportagens de jornais e revistas relativos à história do estado.
Serviço: Endereço: Praça da Alfândega - Horário: das 9h às 18h
Theatro de São Pedro
Foi inaugurado numa época em que Porto Alegre se chamava Província de São Pedro, em 1858. Foi construído em estilo barroco português e o prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1984.
Uma das mais belas casas de espetáculos do país, é toda decorada em veludo e ouro e a platéia é em forma de ferradura. Oferece os mais diversos espetáculos de teatro, dança e música nas noites gaúchas.
Serviço: Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/nº, no Centro - Horário: de terças a sextas, das 12h às 18h
Biblioteca Pública
O prédio que a abriga foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, na celebração do centenário da Independência, e é um exemplo de arquitetura positivista.
Algumas das obras do acervo da Biblioteca são de significativo valor histórico. Há primeiras edições de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Saint-Hilaire, entre outros. A edição mais antiga é a epopéia Farsália, de Marcus Anneus Lucanos, publicado em 1519.
Serviço: Endereço: Rua Riachuelo, 1190 - Centro - Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h - Preço: Entrada Franca.
Casa de Cultura Mário Quintana
O prédio que abriga a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) foi o antigo Hotel Majestic, no qual o poeta gaúcho que dá nome ao centro cultural morou durante anos, mais exatamente no quarto 217 - atual Sala Augusto Meyer.
Inaugurada em 25 de setembro de 1990, é considerada um dos mais modernos centros culturais do país, dotada de dois teatros, três cinemas, dois cafés, duas bibliotecas, três museus, três galerias de arte, danceteria e salas de exposição.
Serviço: Endereço: Rua dos Andradas, 736 - Horário: de segundas a sextas, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10 às 21h - Preço: Entrada franca.
Museu de Arte de Rio Grande do Sul
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) foi erguido no início do século pelo arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiesdersphan, para ser uma espécie de alfândega portuária. Em 1974, o palacete de 4,8 mil metros quadrados foi transformado em sede do Margs.
O edifício quase centenário, tombado como patrimônio histórico estadual desde 1985, foi restaurado e o museu reinaugurado em 19 de março de 1998. O grande vitral, que funciona como uma clarabóia sobre a pinacoteca principal, foi todo desmontado e refeito como aparecia no projeto original de 1912.
O acervo do Margs começou a ser montado em 1954 por Ado Malagoli, com pinturas de Pedro Weingärtner. As peças mais valiosas são telas de Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Lasar Segall e Iberê Camargo. A coleção conta com cerca de duas mil obras, entre pinturas, esculturas, objetos, gravuras e desenhos.
O prédio ainda conta com uma lojinha e uma cafeteria. Nas Salas Negras, no andar térreo, e nas galerias do primeiro andar, são montadas exposições transitórias. Na pinacoteca principal, ficam as grandes exposições e mostras permanentes.
Serviço: Endereço: Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre - Horário: de terças a domingos, das 10h às 17h - Preço: Entrada Franca.
Parques e Praças
Com o clima gostoso de Porto Alegre, principalmente no inverno, quando o frio é mais intenso, os parques e praças acabam sendo algumas das melhores atrações da cidade, proporcionando belos passeios. Dentre os parques da cidade, o mais popular e antigo é o Parque Farroupilha, que abriga mais de 40 valiosos monumentos presen-teados por vários países. Outra boa opção para conhecer é a Praça Província da Chiga, um dos espaços mais bem conservados da cidade. Há ainda o Chalé da Praça XV, uma bela construção romântica, e o Jardim Botânico, onde o visitante encontra centenas de espécies vegetais.
Palácios
O Palácio Piratini e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre são boas opções para quem gosta de visitar construções imponentes. O palácio, sede do governo estadual, tem pedras francesas originais em sua estrutura e a decoração é inspirada em um conto do folclore gaúcho.
O prédio da prefeitura, de quatro mil metros quadrados, também merece uma visita. O ambiente possui figuras artísticas de bronze vindas da França e é ricamente decorado.
Outras Atrações:
Praia de Ipanema, Usina do Gasômetro, Planetário, Mercado Público... esses são apenas alguns lugares a mais para se visitar em Porto Alegre. Esta capital oferece os mais diversos passeios e em alguns deles o turista ficará encantado com a bonita paisagem.
É o caso do pôr do sol do Guaíba, uma atração que impressiona turistas e serve de inspiração para poetas e escritores. Visitar o isolado Cais do Porto, na região central da cidade, também é uma boa opção de passeio.
Como chegar:
Rodoviaria de Porto Alegre - Endereço: Largo Vespasiano Julio Veppo, 70 - Centro - Telefone: (51) 3210-0101 - Site: www.rodoviaria-poa.com.br
Aeroporto Internacional Salgado Filho
As operações no velho e obsoleto terminal de aproximadamente 50 anos foram transferidas para um novo e moderno terminal, que conta com 10 pontes de embarque, novo pátio de estacionamento ampliado para receber simultaneamente mais de 20 aeronaves, equipamentos operacio-nais de última geração, lojas 24 horas, 3 salas de cinema, etc.
Administrado pela Infraero, o Salgado Filho recebe vôos regulares das grandes empresas do país, táxis aéreos, aeroclubes, particulares, charters, escalas técnicas operacionais (principalmente para reabastecimento), além de servir como alternativa para os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéo.
Serviço: Endereço: Avenida dos Estados, s/n - Sao João Anchieta - Telefone: (51) 3358-2000
|