A FIC (First International Computer), empresa que desenvolve e fabrica equipamentos de Tecnologia da Informação para fabricantes de computadores em todo o mundo, dá mais um importante passo rumo à inclusão digital da população brasileira. Durante a abertura da Te-lexpo Enterprise Business Solutions 2003, em São Paulo, a companhia anuncia a disponibilidade do seu produto denominado FIC (Fer-ramenta da Informação e do Conhecimento) baseado no sistema operacional Windows CE .NET. O FIC é um computador de baixo custo que permite acesso à Internet e serviços online e garante compati-bilidade com as novas tecnologias.
O novo produto tem por objetivo universalizar o acesso à informação e aos serviços disponíveis na Internet. O Brasil possui somente 14,3 milhões de internautas – ou menos de 10% da população – de acordo com o último relatório divulgado pelo instituto Ibope eRatings. Segundo o IBGE, apenas 8,6% dos domicílios brasileiros dispõem de computadores com acesso à Internet. O país tem cerca de 159 mil escolas de ensino de primeiro grau. Deste total, cerca de 31 mil (20%) contam com com-putadores e apenas 9,7 mil – ou 6% – estão conectadas à Internet. Em países como Estados Unidos, Canadá, Suécia e Finlândia, mais de 60% da população está conectada.
Projeto prevê exportação
O projeto foi desenvolvido no Brasil e há expectativas de fabricação local de 30 mil unidades até o final de 2003. A unidade da FIC no Brasil se tornou o centro de competência de desenvolvimento de computadores de baixo custo e liderará a expor-tação do produto para outras regiões onde o grupo possui presença física, como Ásia, Europa e América do Norte. A companhia também aten-derá países que possuam baixa penetração do PC tradicional. Para isso, contou com o suporte da equipe técnica da Microsoft no ciclo de desenvolvimento. “O grande propulsor de nossos esforços hoje é o fato de propiciar a um enorme contingente de pessoas que não têm poder aquisitivo à oportunidade de educação e formação por meio do acesso à informação e ao conhecimento”, disse Luciano Lamoglia Lopes, presidente da FIC do Brasil.
A FIC Brasil será responsável pelo hardware e está em busca de parceiros desenvolvedores de aplicações para soluções corpo-rativas. Além disso, o produto permite conexões físicas e também a redes sem-fio, suportando os padrões CDMA, GSM e redes internas que operem com o padrão 802.11, por meio de acessórios opcionais específicos. O dispositivo será utili-zado, preferencialmente, em aero-portos, rodoviárias, bibliotecas, centros comunitários, shopping centers, quiosques e diversos locais que permitam o acesso público.
A Microsoft Brasil forneceu o sistema operacional Windows CE .NET e o suporte técnico necessário para o desenvolvimento do produto FIC. “Nossa missão é oferecer e promover ferramentas para inclusão social que sejam mais adaptáveis à realidade do Brasil. Esperamos neste modelo possibilitar às pessoas que ainda não tiveram contato com o mundo digital, um acesso público e simplificado aos milhares de serviços e informações que a conectividade pode trazer”, reforçou Luiz Marcelo Marrey Moncau, diretor de marketing da Microsoft Brasil. “Temos investido muito em ferramentas para a inclusão digital; este é mais um passo reforçando nosso comprometimento com o desenvolvimento de nossa comuni-dade e da construção de um novo Brasil”. O Windows CE .NET é um sistema operacional compacto, que possui arquitetura de 32 bits e trabalha em tempo real. É um sistema operacional desenvolvido especial-mente para cenários de utilização dedicada como é o caso do produto FIC. A plataforma pertence à família de Sistemas Embarcados da Microsoft e é utilizado em uma série de produtos comercializados no mundo inteiro: Pocket PC, Smartphone, Smart Display, terminais de automação comercial, bancária, industrial, médica e militar. No Brasil, vale destacar que o Windows CE .NET é utilizado na nova geração de urnas eletrônicas e no terminal de controle do cartão nacional de saúde do SUS.
Conceito
O FIC é uma solução de acesso a serviços e aplicações online. Possui um desenho arrojado em formato micro-torre e foi projetado também para complementar a base de computadores PCs nas empresas, oferecendo aplicações em modo remoto. Oferece um grande diferencial de performance, com elevada redução de TCO (custo total de propriedade ou Total Cost of Ownership). “Além de uma redução de cerca de 50 a 70% do investimento inicial, custos com manutenção, treinamento, consumo de energia, segurança dos dados, suporte, antivírus e atualização de hardware e software ao longo da vida útil do produto são extremamente significativos”, complementa Lamoglia Lopes. A solução possui um painel simplificado de conexões.
O acesso aos serviços de terminal Windows pode ser feito por meio dos protocolos Microsoft RDP, propor-cionando a conectividade com servidores de Terminal Windows 2000 ou NT 4.0. A conexão é feita via rede local, com utilização da porta Ethernet do adaptador de rede 10/100 Mbps, apresentando as opções de definição de endereço IP automático ou estático. Em ambientes onde não há disponi-bilidade de rede, há possibilidade de acesso via modem discado.
|