O público formado por pessoas solteiras, que vivem sozinhas e só têm telefone celular está na mira da Vésper: a empresa demonstra na Telexpo 2003 o Giro, serviço para acesso em banda larga sem fio à web com modem portátil plug-and-play.
O Giro inclui o modem com tecno-logia CDMA2000 1xEV-DO da LG (ou uma versão em cartão, para notebooks) e o serviço de acesso da Vésper, que não exige provedor adicional e traz webmail com 2 MB de armazenamento. E é logico que a Vésper quer conquistar também usuários domésticos em geral, micro e pequenas empresas e o ambiente corporativo com seu novo produto.
Segundo Alexandre Alvim, vice-presidente de desenvolvimento de negócios 3G da Vésper, a idéia do Giro é reunir, em um produto, velocidade, simplicidade e liberdade. Velocidade porque a tecnologia CDMA de freqüência 1,9 GHz é capaz de chegar aos 2,4 Mbps na transmissão de dados, com criptografia na interface aérea. Simplicidade porque o modem tem interface USB e dispensa cabos, rede telefônica, outra infra-estrutura qualquer e a visita de instaladores, e porque a compra pode ser feita via internet (com recebimento via Sedex). E liberdade porque dá para levar o equipamento para cima e para baixo e a bateria tem autonomia de oito horas.
Oficialmente, o Giro começa a ser vendido em cerca de 30 dias, e apenas dentro da cidade de São Paulo (a maioria dos bairros, mas não todos). Mas dá para se pré-cadastrar no site www.giro.com.br - quem fizer isto até o dia 6 de abril terá um mês de uso de graça.
A taxa de adesão sairá por 120 reais (com parcelamento em até 12 vezes) e, a assinatura, por 74,90 reais/mês. O aluguel do modem (ainda não está liberada a venda) custará 24,90 reais mensais. Há mais dois preços opcionais para quem quiser a visita de um instalador em casa ou escritório (60 reais) e para quem quiser o e-mail Premium, POP3 com 10 MB de armazenamento (2,90 reais por mês). Dentro de cerca de 60 dias devem ser lançados novos serviços, como disco virtual, hospe-dagem de páginas, firewall e VPN.
A fase dois do projeto, com ex-pansão do Giro para outros bairros paulistanos, está prevista para começar em três ou quatro meses, e a fase três, de oferta do Giro no Rio de Janeiro e talvez outros estados, para o final do ano.
|