O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo, em entrevista publicada neste domingo, não ter dúvida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a ser candidato em 2014. Fernando Henrique disse que Lula "é político profissional" e que torce para que o atual presidente volte a ser candidato.
Ainda em relação a Lula, Fernando Henrique disse que o atual presidente defende o povo quando está em campanha, mas que, quando no governo, agrada à elite. Ele afirmou que Lula já superou o PT. "Na verdade, Lula nunca foi um quadro ideológico, o que lhe dá vantagens. Ele diz que é uma metamorfose ambulante. Isso não é negativo. A minha crítica é que Lula governa sem saber bem o rumo".
Fernando Henrique chamou o governo de arrogante na negociação para prorrogação da CPMF e disse que o presidente Lula não tomou uma posição negociadora no episódio. O ex-presidente também criticou a forma como foram planejadas as medidas para compensar a perda do tributo.
"Nem o líder do governo sabia do pacote de aumento dos impostos. Além disso, os governistas perderam a palavra. Disseram que não iam fazer e fizeram. Em um país normal, o ministro da Fazenda teria pedido demissão. Primeiro, é repreendido em público pelo presidente. Depois se faz exatamente o que ele disse que era para ser feito. O que é isso?"
Com relação a eleições, Fernando Henrique disse ao Estado que "estrategicamente, seria ótimo" que a aliança entre o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o PSDB se mantivesse para as eleições municipais "e que o Geraldo (Alckmin) pudesse disputar o governo estadual, o que liberaria o (José) Serra para disputar a presidência".
|