Doze encontros com representantes dos Conselhos Locais de Saúde de São Bernardo e o secretário da pasta, Walter Cordoni Filho, foram realizados no gabinete até o momento, desde que a ação de aproximação da atual secretaria com os usuários do sistema público e funcionários da área foi implementada em agosto de 2006. Neste ano, duas reuniões já ocorreram com membros das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jordanópolis – Professora Maria José França de Carvalho, no último dia 16, e Ferrazópolis – Dr. Paulo Meloni, ontem, dia 23. Juntas, as duas unidades têm cerca de 27 mil usuários cadastrados e dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde). A próxima será com a UBS do Jardim Represa, dia 30, às 9h.
As reuniões, batizadas como café da manhã, vêm ocorrendo todas as quartas-feiras da semana, na sede da Secretaria de Saúde. O primeiro encontro foi com representantes do Conselho Local da UBS do Alvarenga, uma das regiões mais populosas e carentes de São Bernardo, dia 22 de agosto. Fora as unidades do Alvarenga, Jordanópolis e Ferrazópolis, já passaram pelo gabinete do secretário: UBS Alves Dias; UBS Vila União; USF Jardim Orquídeas; UBS Jardim Ipê; UBS Jardim Silvina; USF Vila São Pedro e UBS Vila Rosa. Desse total, as UBSs da Vila União e do Jordanópolis participaram duas vezes.
O Conselho Local de Saúde é eleito pela população. No total, são quatro representantes - dois da comunidade, um funcionário da UBS local e um indicado pela Prefeitura. O órgão atua junto ao Conselho Municipal de Saúde, como prevê o SUS. "O gabinete está de portas abertas para atender à comunidade, legitimamente representada pelo Conselho Local de Saúde", diz o médico David Meserlian, chefe da Divisão das Unidades Básicas de Saúde, referindo-se ao objetivo dos encontros promovidos semanalmente pelo secretário Cordoni Filho.
A enfermeira Catarina Akemi Tani Hirakawa, administradora da UBS Ferrazópolis, que possui em torno de 15 usuários cadastrados, avaliou como produtivo o encontro. "Vejo como algo inédito no município a aproximação do secretário de Saúde com a administração local da unidade e os representantes da comunidade", afirma. Catarina solicitou ao secretário a reposição de um clínico geral, a fim de compor o quadro – o total são três e atualmente existem dois. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Outro pedido especial ficou por conta da contratação de um psicólogo, uma vez que a UBS Ferrazópolis manteve o profissional em seu quadro por cerca de 15 anos. "A psicóloga que trabalhava aqui prestava desde atendimentos individuais quanto em grupos diversos para orientações e discussões sobre qualidade de vida para os usuários. O secretário disse que estudará as duas reivindicações", diz Catarina. O que é confirmado pelo médico Meserlian. "Dentro do possível, já estamos providenciando as reivindicações da comunidade", afirma.
O coordenador de Ações Comunitárias de São Bernardo, Maurício Soares, que vem participando de todos os encontros com os Conselhos Locais de Saúde, reforçou a necessidade de prestar um bom atendimento à população, que procura o serviço público de saúde. “Atender bem o usuário, com educação e carinho, é o mínimo que um funcionário pode fazer, ainda mais na área da saúde, que lida com pessoas doentes e que precisam de uma atenção diferenciada”, diz.
Córrego - As reuniões também servem para discutir saúde pública. Uma das reivindicações do Conselho Local de Saúde do Jordanópolis foi para desratização do córrego existente próximo ao terminal de ônibus do bairro. A Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses de São Bernardo executará o serviço nos próximos dias. A UBS, que tem cerca de 13 mil usuários cadastrados, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e possui em seu quadro clínico – dois generalistas, dois ginecologistas, dois pediatras, um hebiatra e um dentista, de acordo com a administradora Bárbara Navajas de Sá Leite.
Desde que assumiu em junho a Secretaria de Saúde, Cordoni Filho tem feito também visitas às unidades de saúde – no total são 27 UBSs, das quais 23 tradicionais e quatro com atendimento 24 horas -, além das três USFs (Unidades de Saúde da Família), dos quatro Prontos-Socorros periféricos (Rudge Ramos, Taboão, Riacho Grande e Baeta Neves) e do Pronto-Socorro Central.
|