O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, nesta segunda-feira, pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, segundo confirmação dada pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto.
A Secretaria de Imprensa do Planalto não adiantou o conteúdo do pronunciamento, mas fontes do governo disseram que o presidente fará um balanço dos 100 primeiros dias de sua administração.
O presidente brasileiro vive um período positivo em que conseguiu atravessar os três meses do início do governo mantendo um excelente nível de popularidade no país e com uma avaliação muito positiva no exterior, tanto nos mercados financeiros, como na área diplomática.
Segundo a última pesquisa de opinião sobre seu governo, realizada pelo instituto Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), passados 90 dias desde que assumiu o poder em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta com a aprovação de 75 por cento dos brasileiros entrevistados.
A pesquisa especifica que 51 por cento dos entrevistados deram avaliação ótima ou boa para o governo de Lula; 36 por cento consideram-no regular e apenas sete por cento, ruim ou péssimo.
Na área empresarial, indagado sobre o desempenho do governo, o presidente O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, afirmou na sexta-feira passada que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está chegando ao centésimo dia em uma situação muito boa, "de país maduro".
Gouvêa Vieira apontou como indicadores favoráveis a queda nas taxas de câmbio, a recuperação da credibilidade internacional e do risco Brasil e, o mais importante, o fato de o país voltar a captar no mercado externo apesar das adversidades da guerra no Golfo Pérsico.
"Melhor impossível", comentou. "É uma posição de país maduro".
Ao longo desses 100 primeiros dias, boa parte das dificuldades enfrentadas presidente brasileiro foi motivada por problemas em seu próprio Partido dos Trabalhores, com a pressão da ala mais radical contra concessões a aliados do governo, principalmente na área financeira.
Nesta segunda-feira, segundo a Agência Brasil, Lula estará em São Paulo, onde participa, no Instituto Butantã, de cerimônia em comemoração do Dia Mundial da Saúde.
Neste ano, a data tem como tema "O Futuro da Vida: Ambientes Saudáveis para as Crianças".
|