Além de IE e Firefox: veja browsers alternativos

 

Informática - 23/06/2008 - 11:01:05

 

Além de IE e Firefox: veja browsers alternativos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Na guerra pela supremacia entre oa navegadores para a web, existem diversas outras soluções além dos tão falados Internet Explorer e Firefox. Confira a seguir alguns browsers alternativos.

O primeiro deles, ainda que nada desconhecido, é o Safari, da Apple, que atualmente está em sua versão 3.1 e é compatível com os sistemas Mac OS X e Windows. Uma característica dele em comparação com o Internet Explorer e o Firefox chama a atenção de quem busca máximo desempenho na web: a Apple diz que o Safari é rápido: 1,9 vezes mais que o navegador da Microsoft e 1,7 vezes mais que o da Mozilla.

Por se tratar de um produto da Apple, o Safari também não poderia deixar de apelar para uma interface elegante, com poucos elementos, facilidade na inclusão de favoritos e sistema de busca com recursos de digitação. A tecnologia gráfica do Safari é uma das mais avançadas em exibição de cores e detecção dos tipos de fontes utilizados pelos sites. Outros recursos interessantes que auxiliam a navegação são o ajuste de tamanho dos textos exibidos na janela e o recurso "Private Browsing", que evita que os históricos de pesquisa, dados de formulários e cookies fiquem guardados no sistema. O Safari pode ser baixado gratuitamente pelo link http://www.apple.com/safari/, nas versões PC e Mac.

Um outro exemplo de navegador que abusa das inovações é o uBrowser, focado nos recursos tridimensionais. Com suporte à tecnologia OpenGL, o navegador é um projeto com código aberto que convida os usuários à interação, já que a apresentação das páginas acontece em três dimensões, com efeitos dos tipos plano, esfera, cubo e bandeira. Na prática, significa que os sites podem ganhar deformações como ondulações, tremulações, zoom e imagens arrastáveis.

Mesmo com o visual caprichado, um das vantagens que mais agrada ao usuário do uBrowser é que ele está sempre à mão: não é necessário instalá-lo na máquina para começar a navegação. Ele pode ser rodado por meio de um arquivo compactado e suporta os sites planejados para o Firefox 2.0. Recursos modernos como Flash, Java e CSS também estão presentes neste browser de código aberto. O download do uBrowser pode ser feito de graça no endereço http://www.ubrowser.com/.

Também na linha do uBrowser, o Browse3D faz o usuário interagir com a navegação da seguinte forma: as páginas ficam posicionadas em faces de um encarte, sendo a face central responsável pela exibição da janela principal e as faces laterais ocupadas por páginas em segundo plano. As laterais guardam miniaturas das páginas, que podem ser expandidas para ocuparem a tela inteira. A principal vantagem do Browse3D é que os sites podem ser comparados lado a lado, facilitando o trabalho de quem precisa navegar por muitas páginas ao mesmo tempo e está cansado de localizar seus endereços por meio de abas.

O Browse3D utiliza recursos do Internet Explorer e do DirectX e já está pronto para uso, podendo ser baixado no link http://www.browse3d.com/.

Para quem procura navegação tridimensional aliada a boas ferramentas de busca, o SpaceTime é outro browser alternativo que pretende garantir seu espaço entre os internautas, já que as pesquisas não são feitas apenas com o raciocínio da escrita, são experimentadas no espaço. É como se as solicitações dos usuários fossem apresentadas como miniaturas, bastando um clique na figura para abrir o endereço desejado. Dentre as ferramentas disponíveis no SpaceTime estão Google, Yahoo, Flickr, Amazon, YouTube e eBay, além dos Feeds como Google News, Yahoo News e CNN News. O download do SpaceTime pode ser feito no site http://www.spacetime.com/.

Para encerrar, um navegador chamado CubicEye faz as páginas ficarem posicionadas no interior de um cubo, com a face central ficando responsável pela exibição da janela principal e as faces laterais sendo ocupadas por páginas em segundo plano. Um dos exemplos mais interessantes da utilização deste browser é o recurso "Calendar Cube", que mostra os dias do ano em vários formatos, incluindo a exibição de tabelas e listas. Já para quem mexe com aplicações tridimensionais online, as faces do cubo funcionam como auxiliares na criação de desenhos técnicos, oferecendo réguas e projeções. O CubicEye pode ser comprado no endereço http://cubiceye.net/.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo