Há quinze meses no mercado, o novo sistema operacional Windows Vista não encontra apenas resistência do público, como também de programadores, que estão demorando a voltar esforços para a criação de aplicações que rodem no sistema.
As informações vêm de pesquisas da firma de análise Evans Data, que descobriu que apenas 8% de todos os desenvolvedores americanos estão se dedicando ao desenvolvimento de aplicativos que rodem no novo sistema. O estudo, porém, indica que até 2009 este número deve crescer em 24%, todavia ainda assim continuará atrás do desenvolvimento voltado para Windows XP, já que 29% dos programadores entrevistados afirmam que continuarão a criar aplicativos para a geração anterior do programa.
John Andrews, presidente da Evans Data, explica que o fato é que os programadores estão esperando antes de se dedicar inteiramente ao Vista. Contudo, vale lembrar que na maior parte dos casos os usuários que já migraram para o Vista podem se beneficiar dos aplicativo criados para o Windows XP, com o único problema que estes softwares não foram desenhados para tirar proveito total dos recursos do novo sistema operacional.
O ambiente Windows continua com força entre os programadores: 69% dos desenvolvedores pretendem continuar trabalhando com a plataforma da Microsoft, comparado a 15% que se dedicarão também ao Linux, noticiou o site Redmond Mag.