Pesquisa Ibope divulgada neste fim de semana coloca o candidato Orlando Morando (PSDB) à frete do segundo colocado Alex Manente (PPS) com 9 (nove) pontos percentuais de vantagem.
A pesquisa foi registrada na 174ª zona eleitoral de Sâo Bernardo sob número 2/2008.
O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho com 301 entrevistas realizadas. Com margem de erro de 6%, para mais ou para menos, a pesquisa tem grau de confiança de 95%.
A batalha entre os deputados, Orlando do PSDB e Alex do PPS, deixaram de fora o petista e ex-ministro Luiz Marinho. A polarização, até o momento está entre os jovens parlamentares paulistas.
Com 30% das intenções de voto, Orlando Morando manteve a dianteira comparada com pesquisas divulgadas anteriormente. Com 9% de vantagem sobre o segundo colocado, Orlando disse que a campanha está crescendo e que ainda há muito trabalho pela frente. "Estamos trabalhando diariamente para levar à população o nosso programa de governo e, por onde passamos, sentimos que há uma aprovação às nossas idéias", afirma o deputado apoiado pelo atual prefeito William Dib e pelo governador José Serra.
O ex-ministro apoiado por Lula não despontou como favorito e está apenas com 13% das intenções de voto, 8% abaixo do segundo colocado e 17% abaixo do líder Orlando Morando.
A rejeição a Luiz Marinho é a maior entre todos os candidatos com 22% dos entrevistados.
Alex Manente, do PPS, com apenas 11%, é o que possui o menor de índice de rejeição, entretanto, a partir da próxima rodada de pesquisas, esse índice deverá sofrer alterações devido ao fato do candidato ter tido suas contas de campanha em 2006 rejeitadas telo TRE e pelo motivo de ter o Ministério Público Eleitoral pedido a cassação de seu diploma de deputado por abuso do poder econômico e político (veja matéria nesta edição).